Associação Académica da Universidade do Minho (AAUMinho) apresentou o cartaz oficial do Enterro da Gata 2025, uma das maiores festas académicas do país.
Este ano, o mote é provocador: “Isto é Engatar Quem Trabalha!”, refletindo o espírito reivindicativo e político da comunidade estudantil e uma inspiração no programa de Ricardo Araújo Pereira da SIC.
As festividades decorrem de 9 a 16 de maio, com o Forum Braga a voltar a ser o palco principal – o famoso Gatódromo.
A abertura será marcada pelo tradicional velório da gata e pelas serenatas, na noite de 9 de maio, em frente à Reitoria.
O cartaz musical deste ano é considerado “mais eclético” pela organização, com uma aposta clara na diversidade para atrair diferentes públicos. Entre os nomes confirmados estão Jovem Dionisio, Capitão Fausto, Plutonio, Beatriz Rosário, Hybrid Theory, Dillaz, Van Zee, Papillon, entre outros.
A última noite contará com atuações de Plutonio e Beatriz Rosário, nomes acarinhados pelo público universitário.
O presidente da AAUMinho, Luís Guedes, destacou o regresso de bandas internacionais, como os brasileiros Jovem Dionisio, e a estreia de novos talentos como Os Tua, vencedores do concurso de bandas promovido pela academia, que atuam na mesma noite dos Capitão Fausto.
O investimento para a edição de 2025 ronda um milhão de euros, com forte aposta na segurança, transporte gratuito entre os campi de Gualtar e Azurém e o recinto, bem como na diversificação do cartaz musical.
As pulseiras gerais para o Enterro da Gata para toda a semana custam entre 46 e 50 euros. Apesar do aumento, o presidente da AAUMinho justificou: “aumentou tudo um bocadinho e, infelizmente, tivemos de aumentar o custo ao estudante”.
A edição deste ano ganha também um novo significado num momento de transformações políticas, com eleições nacionais e na própria Reitoria da UMinho.
O mote do Enterro da Gata propõe reflexão, crítica social e intervenção estudantil. “O cortejo académico”, marcado para quarta-feira, será palco das mensagens e preocupações dos estudantes.
No site oficial do Enterro da Gata, a mascote simbólica é apresentada como figura crítica da realidade:
“Apesar de profundamente desgostosa, a Gata não se encontra, este ano, sem qualquer tipo de esperança… pelo contrário. Façamos uma viagem pelo seu passado.
A Gata Descobridora, A Gata Comunitária, muito procuraram mas alojamento não encontraram na área.
A Gata Educativa, A Gata Radical, têm aprendido e estudado, mas há décadas de forma igual.
A Gata Ecológica, do Séc. XX, Futurista, tantas eleições mas não há respostas à vista.
A Gata Política, A Gata Nua… nos dias que correm sente que a sua voz já nem é bem sua.
A Gata não quer outra vez arroz; A Gata paga, mas bufa, A Gata é quem mais ordena… São tudo temas do passado, mas mais presentes do que nunca”, pode ler-se no site oficial do Enterro da Gata”
A edição de 2025 é, assim, um convite ao debate, à celebração e à resistência jovem. Para além da música e da animação, o recinto do Forum Braga oferece zonas de restauração, apoio médico, proteção civil e espaços de descanso. O cortejo, as atividades culturais e as tradicionais noites temáticas – como a Noite das Remisturas e a Gata Run – completam o programa.
A organização do Enterro da Gata promete uma semana em que o espírito académico se mistura com a crítica social e a diversão, mostrando que o Enterro da Gata continua a ser uma das referências maiores do calendário universitário nacional.