Uma fuga de hipoclorito de sódio, substância vulgarmente utilizada na desinfeção de piscinas, mobilizou os bombeiros ao final da tarde de hoje para as piscinas da Ponte, junto ao Estádio 1º de Maio na cidade de Braga
Segundo apurou E24, o alerta foi dado pelas 20h45, após ter sido detetada uma pequena fuga durante os trabalhos de limpeza nas instalações.
Apesar da quantidade reduzida de produto libertado, a fuga, que acabou por atingir o rio Este, foi suficiente para causar a morte de alguns peixes.
Os Bombeiros Sapadores de Braga deslocaram-se ao local com um veículo e uma equipa especializada em matérias perigosas, de modo a garantir a contenção do produto e a segurança do espaço.
De acordo com fonte do Comando Sub-Regional de Emergência e Proteção Civil do Cávado, não há registo de feridos, estando os trabalhos de monitorização concluídos.
A Polícia de Segurança Pública (PSP) também foi acionada para o local.
As autoridades continuam a investigar as causas da fuga e a monitorizar eventuais impactos ambientais, ainda que, para já, não estejam previstos riscos adicionais para os utentes do complexo.
O que é hipoclorito de sódio?
É uma substância química com propriedades desinfetantes e alvejantes. Sua fórmula química é representada como NaClO, indicando sua composição básica: sódio (Na), cloro (Cl) e oxigênio (O).
Para que serve? Ele é amplamente utilizado em empresas devido ao seu alto poder desinfetante e clareador