O Município de Braga deu um passo significativo em direção à modernização e sustentabilidade da mobilidade urbana. Durante a reunião do Conselho Consultivo da Mobilidade de Braga, realizada na Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva, foi anunciado o lançamento do concurso para a elaboração do Estudo Prévio à concepção e construção do sistema de Bus Rapid Transit (BRT).
Este projeto, que visa melhorar a eficiência e rapidez do transporte público na cidade, está alinhado com os objetivos de sustentabilidade ambiental e de melhoria da qualidade de vida da população.
O investimento no BRT de Braga é parte integrante do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), com um aporte de 100 milhões de euros, correspondendo a 66,6% do orçamento total do projeto, que é de 150 milhões de euros. Esta verba financiará a construção das duas primeiras linhas do BRT, que terão uma extensão inicial de 12,2 quilômetros. Futuramente, está prevista a expansão para quatro linhas, totalizando 22,5 quilômetros.
O administrador dos Transportes Urbanos de Braga (TUB), Teotónio dos Santos, detalhou o processo de implementação do BRT, destacando as várias etapas já realizadas, desde o Estudo Preliminar de Apoio à Decisão até o Estudo de Inserção Urbana.
Com esta iniciativa, Braga reafirma seu compromisso com a modernização e sustentabilidade da mobilidade urbana, visando tornar a cidade mais atrativa e acessível para todos os seus habitantes.
