Cristina Ribeiro, médica cirurgiã da Unidade Local de Saúde (ULS) de Braga, foi distinguida pelo capítulo europeu da Federação Internacional de Cirurgia Bariátrica e Metabólica (IFSO-EC), uma das mais prestigiadas organizações mundiais na área.
A distinção foi anunciada durante o congresso anual da federação, realizado em Veneza, Itália.
A profissional portuguesa recebeu uma bolsa de mérito e reconhecimento público, atribuídos a jovens cirurgiões que demonstrem forte interesse, realizações relevantes e potencial de crescimento na área da cirurgia bariátrica metabólica e outras especialidades relacionadas com a obesidade.
Segundo comunicado da ULS Braga, a bolsa IFSO-EC Scholarship tem como principal objetivo “promover a integração de jovens profissionais na comunidade científica internacional e incentivar o seu desenvolvimento académico e clínico”. A entidade sublinha ainda que este tipo de apoio representa um investimento direto no futuro da medicina cirúrgica, especialmente numa área em expansão como é o tratamento cirúrgico da obesidade.
A entrega da distinção foi feita pelo presidente do congresso, conferindo um caráter ainda mais prestigiado à homenagem.
“Este reconhecimento internacional representa a valorização do percurso e do trabalho de Cristina Ribeiro, enquanto jovem profissional com um futuro promissor”, destaca a ULS Braga.
A instituição enaltece também o impacto positivo desta distinção na afirmação da ULS Braga como polo de excelência clínica e formativa, comprometido com a inovação, a investigação e a melhoria contínua dos cuidados de saúde prestados à população.