O Grupo Hoti Hotéis, operando diversas marcas, celebra um aumento impressionante de 22% nas receitas em 2023, atingindo um pico de 102 milhões de euros (ME).
Com expectativas de crescimento para 110 milhões este ano, a empresa está cada vez mais próxima de alcançar a meta ambiciosa de 150 ME. O Meliá de Braga destaca-se, contribuindo com 9,1 ME para as receitas anuais.
Manuel Proença, fundador da cadeia hoteleira, expressa satisfação: “O ano correu muitíssimo bem e estamos muito satisfeitos. Aproximamo-nos cada vez mais de um dos objetivos do grupo que é ter receitas de 150 ME dentro de poucos anos”.
Miguel Proença fala em pleno
O CEO, Miguel Proença, destaca os 102 ME como “um recorde absoluto”, considerando 2023 o primeiro ano “pleno” desde o início da pandemia.
O aumento das receitas equilibrou o crescimento dos custos, com Miguel Proença enfatizando a habilidade do grupo em manter a margem.
Os custos totais aumentaram, principalmente nos preços correntes e vencimentos, refletindo a conjuntura. Para 2024, a receita prevista é de 110 ME.
Em 2023, o grupo observou um aumento de 20% nos preços médios, atingindo 91,30 euros, enquanto a taxa de ocupação surpreendentemente subiu para 74,5%. A receita por quarto disponível (RevPar) foi de 68 euros, consolidando o desempenho positivo.
Miguel Proença detalha as origens dos principais clientes, destacando o crescimento notável do mercado português (37%), seguido pelo espanhol, alemão, americano/canadiano (crescimento mais do que duplicado) e turistas do Reino Unido (aumento de 64%).
As receitas
Dos 102 milhões de receita global, 73 ME correspondem à faturação de alojamento, com o mercado nacional contribuindo com 20 ME. Os hotéis mais rentáveis em 2023 incluíram Tryp by Wyndham Lisboa Caparica Mar, Meliá Lisboa Aeroporto, Meliá Madeira Mare e Meliá Braga.
O grupo Hoti, com 19 unidades hoteleiras, contando 18 em Portugal e uma em Moçambique, enfrenta desafios na contratação de mão-de-obra devido ao custo da habitação em Portugal.
O CEO considera oferecer habitação aos trabalhadores como uma estratégia necessária para atrair e reter talento.