O Secretário-Geral do PCP, Paulo Raimundo, participou em iniciativas em Braga e Guimarães no âmbito da Ação Nacional “aumentar salários e pensões por uma vida melhor”, promovida pelo partido.
O dirigente comunista reforçou a necessidade de valorizar os rendimentos dos trabalhadores e proteger o Serviço Nacional de Saúde (SNS), criticando a entrega deste sector a interesses privados.
A jornada começou no Hospital de Braga, onde Paulo Raimundo e uma delegação do PCP, incluindo João Baptista, candidato à Câmara Municipal de Braga, contactaram profissionais de saúde e utentes.
Durante a visita, apelaram à subscrição de um abaixo-assinado que visa pressionar o governo a reforçar o SNS. Em declarações à imprensa, Raimundo criticou o governo PSD/CDS, acusando-o de beneficiar os interesses económicos em detrimento da população e defendeu a valorização das carreiras no sector da saúde, além da construção de uma nova ala de cirurgia no hospital.
Em Guimarães, Paulo Raimundo reuniu-se com trabalhadores da empresa têxtil Somelos, que denunciaram a precariedade salarial.
Muitos profissionais, apesar de décadas de experiência, auferem apenas o salário mínimo ou valores pouco superiores.
Os trabalhadores manifestaram descontentamento com a estagnação salarial e o aumento do custo de vida.
“Trabalhamos uma vida inteira, com jornadas pesadas, e o salário não chega ao fim do mês”, lamentou um operário.
A Acção Nacional “Mais salários e pensões por uma vida melhor”, lançada pelo PCP em setembro, tem promovido milhares de contactos com trabalhadores e populações em todo o país.
O abaixo-assinado, que será entregue ao Primeiro-Ministro no próximo mês, visa recolher 100 mil subscrições para exigir uma mudança de políticas salariais e sociais.