A Unidade Local de Saúde (ULS) de Braga lançou um alerta público sobre a circulação de mensagens SMS fraudulentas, que utilizam indevidamente o nome do SNS24 para enganar cidadãos com falsas dívidas ao Hospital de Braga.
As mensagens em causa referem-se, de forma enganosa, a alegados valores em dívida por serviços hospitalares e incluem uma entidade e referência para pagamento.
No entanto, estas informações são falsas e fazem parte de um esquema de phishing com o objetivo de obter transferências bancárias indevidas.
A ULS de Braga esclarece que não envia SMS com referências para pagamento. Todos os valores em dívida são comunicados de forma oficial, por carta ou, caso o utente solicite, por e-mail. Pagamentos presenciais também estão disponíveis no próprio hospital.
Este esquema visa induzir os cidadãos em erro e lesar financeiramente os mais distraídos. A ULS já comunicou o caso às autoridades competentes e reforça o apelo à vigilância.
Recomenda-se que “não se responda nem se sigam instruções dessas mensagens”, assim como “as mensagens suspeitas sejam eliminadas de imediato”. “Quaisquer dúvidas ou suspeitas sejam reportadas às autoridades policiais”, refere ainda ULS de Braga.