A Universidade do Minho (UMinho) anunciou o encerramento “por tempo indeterminado” do Bar Académico de Braga, localizado na Rua D. Pedro V, na sequência do homicídio de um jovem de 19 anos ocorrido nas imediações do espaço na madrugada de sábado.
A decisão foi tomada após uma reunião entre o reitor Rui Vieira de Castro, o presidente da Associação Académica da UMinho (AAUMinho), Luís Guedes, e representantes da PSP.
Segundo comunicado da reitoria, o encerramento manter-se-á por tempo indeterminado, até ser repensado um modelo de funcionamento que reflita os valores da academia.
Uma das condições para a reabertura é que o acesso ao bar seja restrito à comunidade académica, reforçando a segurança e o bem-estar dos estudantes.
A AAUMinho manifestou profundo pesar pelo sucedido e reiterou o repúdio por comportamentos discriminatórios ou violentos, após denúncias de atos de violência e xenofobia alegadamente praticados por seguranças privados do bar.
O espaço, concessionado a uma entidade externa, tem sido alvo de críticas por parte de moradores devido ao ruído noturno e distúrbios associados à vida académica
A reitoria assegura estar a acompanhar de perto a situação e confia nas autoridades para o apuramento dos factos.