Prepare-se para dias escaldantes: as temperaturas vão subir a partir de quinta-feira e, em várias zonas de Portugal Continental, poderão ultrapassar os 40°C, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
A explicação está na intensificação do anticiclone dos Açores, que deverá estender-se para a Europa Central, trazendo consigo uma massa de ar quente e seco sobre a Península Ibérica e a Madeira.
Destaques da Notícia
Prepare-se para dias escaldantes: as temperaturas vão subir a partir de quinta-feira e, em várias zonas de Portugal Continental, poderão ultrapassar os 40°C, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).O IPMA alerta ainda para a incerteza quanto à duração e intensidade deste episódio de calor extremo, apelando ao acompanhamento das atualizações meteorológicas.
Este fenómeno criará condições para uma subida acentuada da temperatura, sobretudo no final da semana.
Até lá, os termómetros mantêm-se dentro dos valores normais para julho. Mas, de acordo com o IPMA, a tendência aponta para máximas acima dos 30°C em quase todo o território continental, podendo ultrapassar os 40°C em regiões do interior.
Na Madeira, a previsão é de máximas a rondar os 30°C, especialmente na vertente sul e em zonas montanhosas.