e24e24e24
  • eLITORAL
    • Esposende
    • Póvoa de Varzim
    • Viana do Castelo
    • Vila do Conde
  • eCÁVADO
    • Barcelos
    • Braga
    • Vila Verde
  • eLIMA
    • Arcos de Valdevez
    • Ponte da Barca
    • Ponte de Lima
  • eGLOBAL
  • eSPORTS
  • eBUSINESS
  • eLIFESTYLE
    • Braga 25
  • eOPINIÃO
Pesquisar
  • Advertise
© 2017 - 2025 E24.pt. Todos os direitos reservados
A ler Crianças levam mantas para escola em Barcelos para enganar o frio
Partilhar
Redimensionador de fontesAa
e24e24
Redimensionador de fontesAa
Pesquisar
  • eLITORAL
    • Esposende
    • Póvoa de Varzim
    • Viana do Castelo
    • Vila do Conde
  • eCÁVADO
    • Barcelos
    • Braga
    • Vila Verde
  • eLIMA
    • Arcos de Valdevez
    • Ponte da Barca
    • Ponte de Lima
  • eGLOBAL
  • eSPORTS
  • eBUSINESS
  • eLIFESTYLE
    • Braga 25
  • eOPINIÃO
Somos Sociais
  • Advertise
© 2017 - 2025 E24.pt. Todos os direitos reservados
e24 > Notícias > Litoral > Esposende > Crianças levam mantas para escola em Barcelos para enganar o frio
Esposende

Crianças levam mantas para escola em Barcelos para enganar o frio

Redação E24
22 de Janeiro de 2020 22:34
Redação E24
Publicado a 22 de Janeiro de 2020
Partilhar
3 minuto(s) de leitura
82906191 2633751843345779 7646459057368203264 n FocusFillWzczNiw0MTQsInkiLDY5XQ
Partilhar

– Publicidade –

A Associação de Pais denunciou hoje nas redes sociais as «degradantes e inacreditáveis» condições da escola do 1.º ciclo e jardim-de-infância da Pousa, concelho dee Barcelos. os encarregadops de educação dizem mesmo que «os alunos são obrigados a levar mantas para se protegerem do frio». A Câmara de Barcelos já reagiu e disse que «as obras na escola avançarão logo que exista disponibilidade financeira por parte do município». 

Cristiano Coelho, presidente da Associação de Pais, afirma que a escola aguarda há mais de 15 anos por obras  e que os pais «perderam a paciência», tendo já agendado uma manifestação para dia 29 deste mês.

https://www.facebook.com/plugins/post.php?href=https%3A%2F%2Fwww.facebook.com%2FLau.053%2Fposts%2F2633752506679046&width=500

«Por incrível que possa parecer, as crianças estão a levar mantas para a escola, porque o frio entra por todos os lados», referiu.

A Escola da Pousa conta com 40 crianças no jardim-de-infância e 80 alunos no 1.º ciclo. Funciona em dois edifícios, um com mais de 50 anos, para o 1.º ciclo, e o outro com cerca de 40. Segundo Cristiano Coelho, a caixilharia, em madeira, está podre, permitindo correntes de ar que «põem em causa a saúde» das crianças.

O responsável contou que num dia de novembro, numa altura de muito frio, 32 alunos ficaram em casa, com sintomas de febre e constipação. Disse que houve mesmo uma criança que «quase entrou em hipotermia».

Críticas corroboradas por Gilda Fernandes, também da Associação de Pais, que acrescentou que as casas de banho «são do terceiro mundo», sendo muitas as crianças que se recusam a usá-las. «São casas de banho que metem medo, só vendo é que se acredita», referiu.

Os pais aludem ainda à cobertura em amianto do edifício que acolhe o jardim-de-infância e aos baldes que é preciso lá colocar para “aparar” a chuva. «É muito, mas mesmo muito, mau», referiu Gilda Fernandes, vincando que a escola precisa de uma intervenção de fundo.

No último fim de semana, os pais colocaram faixas negras nas grades da escola, com frases de protesto pelo estado do estabelecimento de ensino. Para dia 29, está marcada uma manifestação frente à escola.

A Câmara de Barcelos disse que as obras na escola avançarão «logo que exista disponibilidade financeira por parte do município». Disse ainda que o projeto para a empreitada de requalificação “está pronto” e tem um valor base de 967 mil euros, acrescido de IVA.

Subscrever a newsletter semanal e24.pt

Mantenha-se atualizado! Receba um resumo das notícias semanais no seu email!

Este campo é para efeitos de validação e deve ser mantido inalterado.
Ao inscrever-se, concorda e reconhece as práticas de dados na nossa Política de Privacidade. Pode cancelar a subscrição em qualquer altura.
Partilhar esta notícia
Facebook WhatsApp WhatsApp LinkedIn Reddit Telegram Copiar ligação Imprimir
Partilhar
eReações
Adorei0
Feliz0
Piscadela0
Surpreso0
Sonolento0
Triste0
Zangado0
Notícia anterior VHILS 1 FocusFillWzczNiw0MTQsInkiLDE3XQ Luto por “Speedy” adia inauguração de obra do Vhils
Notícia seguinte pg funeral FocusFillWzczNiw0MTQsInkiLDM4XQ Funeral de Paulo Gonçalves: datas, horas e locais

Somos Sociais

44kSeguidoresGosto
194SeguidoresSeguir
5.2kSeguidoresSeguir
383SubscritoresSubscrever

– Publicidade –

Últimas Notícias

Esposende LGBT
Esposende: Marcha do Orgulho LGBT+ sob o lema “Há todo um Arco-Íris, Fora do Armário!”
Esposende Litoral
22 de Maio de 2025
ulsbe barcelos infantil saude materna - 1
Barcelos: Saúde pediátrica como “a base do nosso futuro”
Barcelos Cávado
21 de Maio de 2025
ASCRA de luto Sandra Lopes 1
Esposende: ASCRA lamenta a perda de Sandra Lopes
Esposende Litoral
21 de Maio de 2025
ACIB Minho associação comercia industrial - 1
Barcelos: ACIB promoveu sensibilização sobre Doenças Inflamatórias Intestinais
Barcelos Cávado
21 de Maio de 2025

– Publicidade –

Advertise

  • Advertise with us
  • Newsletters
  • Deal
//

E24: Notícias da região do Cávado e Lima. Esposende, Braga, Barcelos, Viana do Castelo, Ponte de Lima, Arcos de Valdevez.

 

Publicação Periódica Diária. ERC: 127378

e24

  • Ficha Técnica
  • Política de Privacidade
  • Newsletter
  • Sitemap

Últimos Comentários

  • Joel Santos em Uma comunidade energética em Esposende evita muitos apagões
  • Tito em Ano 1102 – O Pio Latrocínio ou o saque de Compostela a Braga

Newsletter e24

Subscreva a nossa newsletter para receber o resumo semanal das notícias mais importantes!

Este campo é para efeitos de validação e deve ser mantido inalterado.

Ao inscrever-se, concorda e reconhece as práticas de dados na nossa Política de Privacidade. Pode cancelar a subscrição em qualquer altura.

e24e24
Somos Sociais
© 2017 - 2024 E24.pt. Todos os direitos reservados. Site elaborado por WebDig.PT e alojado em WebDig Host.
Login e24 Login e24
Bem-vindo!

Iniciar sessão na sua conta

Username or Email Address
Password

Perdeu a sua palavra-passe?

Not a member? Sign Up