Uma equipa de resgate liderado pelo chefe Miguel Guerra dos BVE foi enviada imediatamente ao local, utilizando uma embarcação especializada para enfrentar as águas agitadas do rio Neiva, que por esta altura corre “bravo”.
Após avaliar as condições de segurança e a navegabilidade do rio, Miguel Guerra montou uma operação de resgate “em colaboração com a proteção civil municipal e o proprietário dos animais”.
“A rapidez era essencial, uma vez que a maré estava a subir e a agitação marítima e fluvial poderia colocar em perigo tanto os animais como a equipa de resgate dos bombeiros”, destacou Miguel Guerra.
“Felizmente, a operação foi bem-sucedida e as cabras foram resgatadas com segurança e levadas de volta à terra firme”, deu nota o comandante das operações de socorro.
O proprietário dos animais e dezenas de curiosos que se juntaram no local para ver a operação celebraram a ação dos bombeiros com uma grande salva de palmas.
O chefe Miguel Guerra destacou que as operações de socorro contaram com a participação de três bombeiros, além da equipa de proteção civil municipal.
Este resgate mostra o compromisso e a dedicada atuação dos Bombeiro de Esposende e da Proteção Civil em proteger não apenas vidas humanas, mas também garantir a segurança e o bem-estar dos animais em situações de emergência e sob condições atmosféricas adversas.