O Município de Esposende foi reconhecido com o Selo de Mérito, na categoria de Prata, pelo Movimento Cuidar dos Cuidadores Informais, no âmbito da 4.ª Edição da Rede de Autarquias que Cuidam dos Cuidadores Informais (RACCI) 2025/2026.
O projeto “Cuidar de Quem Cuida” (CQC), desenvolvido pela autarquia, destacou-se entre os 70 projetos avaliados este ano, sendo elogiado pelas boas práticas no apoio aos cuidadores informais de pessoas com demência ou em situação de pós-AVC.
Destaques da Notícia
O Município de Esposende foi reconhecido com o Selo de Mérito, na categoria de Prata, pelo Movimento Cuidar dos Cuidadores Informais, no âmbito da 4.ª Edição da Rede de Autarquias que Cuidam dos Cuidadores Informais (RACCI) 2025/2026.O reconhecimento da RACCI sublinha a importância de iniciativas locais que respondem às necessidades dos cuidadores informais, desde o apoio emocional ao acesso à formação especializada.
Esta distinção reconhece o cumprimento dos critérios de qualidade e impacto definidos pelo Movimento.
Desde 2020, data do lançamento do CQC, Esposende tem disponibilizado serviços como aconselhamento, grupos psicoeducativos e apoio psicológico, sendo possível aceder a este apoio através da Divisão da Coesão e Desenvolvimento Social.
O reconhecimento da RACCI sublinha a importância de iniciativas locais que respondem às necessidades dos cuidadores informais, desde o apoio emocional ao acesso à formação especializada.