A Comissão Concelhia de Esposende da CDU manifestou forte oposição ao encerramento temporário da Delegação Marítima de Esposende, que passou a funcionar apenas uma vez por semana, às terças-feiras.
A decisão, considerada inexplicável, é vista pela CDU como um ataque à classe piscatória e às atividades náuticas locais.
Apesar de a medida ter sido comunicada como temporária, a CDU alerta para o risco de esta ser o primeiro passo para o encerramento definitivo do serviço. A delegação tem servido, de forma ininterrupta, a comunidade marítima de Esposende há vários anos, sendo um serviço considerado essencial para o concelho.
Em comunicado, a CDU denuncia esta decisão como parte de um plano mais amplo de desmantelamento dos serviços públicos, especialmente os que servem populações ligadas ao mar. “Reduzem os serviços para justificar mais tarde o seu encerramento total”, refere o comunicado.
A medida é ainda criticada por estar associada à não construção da nova barra de Esposende, dificultando o desenvolvimento económico local e agravando os problemas da classe piscatória.
A CDU exige a reabertura imediata da delegação em pleno funcionamento e garantiu que os seus deputados na Assembleia da República irão questionar o Governo sobre esta decisão.