A 26.ª edição do evento gastronómico “Março com Sabores do Mar” foi hoje apresentada no Salão Nobre da Câmara Municipal de Esposende.
Durante todo o mês, o concelho será palco de uma verdadeira viagem pelos autênticos sabores atlânticos, promovendo o melhor peixe e marisco da região, bem como a doçaria e os vinhos locais. O evento combina tradição e inovação, sustentabilidade e educação, numa experiência sensorial e cultural única.
O presidente da Câmara Municipal, Guilherme Emílio, destacou o evento como “uma celebração do que a nossa terra tem de melhor, promovendo não só o turismo e a gastronomia, mas também fortalecendo os laços entre produtores, chefs e comunidade local”.
Referiu ainda que a edição deste ano apresenta “um formato renovado e ainda mais envolvente”.
Luís Pedro Martins, presidente da entidade de Turismo do Porto e do Norte de Portugal (TPNP), sublinhou a importância do evento na promoção do património cultural e gastronómico do país.
Anunciou ainda a criação do “Gastronomy Innovation Campus”, a primeira escola de alta gastronomia em Portugal, e salientou o esforço da TPNP na captação de eventos de grande impacto turístico, como a Gala Michelin e a passagem da Ocean Race pelo Norte do país.
O setor turístico de Esposende beneficiou diretamente desse investimento, registando mais de 180 mil dormidas em 2024, com o mercado português a representar 46% da procura e os turistas espanhóis e franceses a liderarem entre os estrangeiros.
Programa diversificado e inovador
Este ano, o “Março com Sabores do Mar” conta com a parceria do Laboratório de Investigação e Sustentabilidade Alimentar (LISA) do Politécnico do Cávado e do Ave, que acolherá diversas atividades.
Entre as novidades, destaca-se a ação de exploração de plantas marinhas e halófitas, a 15 de março, no estuário do Rio Cávado, coordenada por Elina Stolde, bem como a descoberta de algas comestíveis na praia de Apúlia, a 29 de março.
A programação inclui “Gastronomia em Ação”, com workshops interativos, concursos e atividades diversas. Entre os destaques estão Workshops de cozinha com a Chef Graciela Macedo nos dias 2 e 23 de março. “Salvar o Planeta à Mesa”, com o Chef Emídio Concha de Almeida, que inclui uma homenagem ao Dia Internacional da Mulher.
“Snack Mar”, a 16 e 30 de março, promovido pela Escola Profissional de Esposende e pelo Politécnico do Cávado e do Ave. “Street Fish Food”, que promove a cozinha atlântica junto da comunidade escolar e do público geral.
No âmbito pedagógico, realizar-se-ão concursos como “Jovem Gastrónomo dos Sabores do Mar”, a 12 de março, e “Fish Chefe”, entre 31 de março e 4 de abril, incentivando o consumo de peixe nas cantinas escolares.
A iniciativa “Receitas a Olho”, pelo terceiro ano consecutivo, homenageia a tradição culinária das nossas mães e avós, através da “Vovó Zuzu”.
No “II Seminário Internacional de Gastronomia Atlântica”, será apresentada a publicação com as comunicações do “I Fórum de Gastronomia Atlântica”.
Sustentabilidade e redução do desperdício Alimentar
A campanha “Leva-me Contigo”, de sensibilização contra o desperdício alimentar, continuará nesta edição, incentivando os clientes a levarem consigo o que sobra das refeições. A autarquia fornecerá gratuitamente as embalagens às unidades de restauração participantes.
Exposições e eventos culturais
O programa paralelo contempla diversas exposições e eventos culturais:
– “Vizinhos Selvagens”, patente no Museu do Sargaço, em Apúlia, de 1 a 31 de março, com fotografias de Carlos Palma Rio, adaptadas para pessoas daltónicas;
– “Uma viagem pelos nossos tesouros”, com painéis e temáticas apresentadas pelos utentes do CATL da Santa Casa da Misericórdia de Esposende, no Centro de Informação Turística;
– O workshop de pastelaria infantojuvenil com Sónia Costa, no Laboratório de Investigação e Sustentabilidade Alimentar, a 1 de março;
– “Sabores do Mar e Tradições das Artes Piscatórias”, no Museu Marítimo, a 2 de março;
– Sessões de capacitação sobre vinhos portugueses, técnicas de cozinha sustentável e turismo gastronómico, de 5 a 14 de março;
– “Além-mar”, um espetáculo imersivo que mistura música, escrita, pintura e gastronomia, a 9 de março, no Auditório Municipal.
O “Março com Sabores do Mar” insere-se no Plano de Ação para a Sustentabilidade, Crescimento e Competitividade do Turismo em Esposende 2023-2027, contribuindo para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da ONU.
Com um programa vasto e diversificado, Esposende reforça o seu posicionamento como destino gastronómico de excelência.