Carlos Manuel Gomes de Sá, natural de Forjães e atual diretor do agrupamento de Escolas Aver-o-mar da Póvoa de Varzim, pode vir a ser novo presidente do Conselho de Administração da Zendensino, Cooperativa de Interesse Público de Responsabilidade Limitada.
O professor, que também preside à Assembleia de Freguesia de Forjães, é o nome designado para representar o Município de Esposende. Carlos Gomes de Sá poderá mesmo assumir a liderança da Zendensino, caso o nome seja aprovado em Assembleia dos cooperantes.
João Figueiredo, que havia assumido a presidência da Zendensino em junho passado, renunciou ao cargo num contexto marcado, ao que tudo indica, pelo apoio à candidatura independente de Carlos Silva, este último também renunciou à Assembleia Municipal de Esposende depois de ter visto o PSD escolher o atual presidente do Município, Guilherme Emílio, para candidato à Câmara.
No entanto, e como noticiado pelo E24, João Figueiredo apenas assume “motivos pessoais” para a saída.
Zendensino
A Zendensino desempenha um papel central na gestão da rede de ensino no concelho, e a mudança na sua liderança gera expectativas sobre os rumos que a instituição tomará sob a gestão de Carlos Manuel Gomes de Sá.
Este forjanense estudou na Escola Secundária Henrique Medina e no Externato das Neves.
Formou-se em Humanidades, na Faculdade de Filosofia, em Braga, com especialização em gestão escolar (Curso de Estudos Superiores Especializados: Administração Escolar”) e Pós-graduação em “Gestão Autárquica e Modernização: Os Novos Desafios do Poder Local”.
Lecionou em algumas escolas da região, como seja a Secundária de Santa Maria Maior (Viana do Castelo), Agrupamento de Escolas de Aver-o-Mar (Póvoa de Varzim), ES Valença, EB Vila Cova (Barcelos).
Tem larga experiência na gestão escolar, tendo sido membro das equipas de três equipas de gestão na Escola Secundária de Santa Maria Maior, em Viana do Castelo, onde foi Presidente do Conselho Diretivo, do Administrativo e do Pedagógico, sendo, desde 2007 o diretor do Agrupamento de Escolas de Aver-o-Mar, Póvoa de Varzim, onde cessa funções por ter atingido o limite de mandatos.
Aqui desempenhou, nos últimos 18 anos, os cargos de Presidente do Conselho Administrativo e do Conselho Pedagógico.
“Licenciatura em Ensino de Humanidades, .

Fico triste pelo excelente activo que o agrupamento perde.
Obrigado sr director professor Carlos Sá.