O presidente da junta da UF de Palmeira de Faro e Curvos, Mário Fernandes, confirma que a EN305 vai deixar de ter circulação de pesados.
“Estamos a falar de pesados com 20, ou mais, toneladas. A sinalização já foi posta e só falta a aprovação da entidade reguladora”, referiu ao E24 Mário Fernandes.
Aliás, esta autarca destaca no entanto que apenas vão existir algumas excessões para viaturas de trânsito local.
“A EN305 nesta zona é muito frequentada por pessoas que circulam a pé. Há escolas e ciclistas que frequentam a via. Esta proibição vai salvaguardar alguma segurança na via”, referiu.
Mário Fernandes não esconde, também, que uma eventual variante à EN305, a ligar a zona industrial de Bouro (Gandra/Palmeira) à zona industrial de Vila Chã seria uma possibilidade para manter a boa convivência local, entre a tráfego pesado da indústria e os cidadãos que ali vivem.
O E24 sabe que pode estar equacionada uma via que sirva Palme, já em Barcelos, a nascer no nó da A28 via rua das Feiticeiras, nas traseiras da Wieland / Servcarros, a unir a Vila Chã – zona industrial – para depois ligar a Palme, onde também haverá industria.
A ideia inicial passaria pela criação de um novo acesso, com um novo nó na A28 o alto do Monte de São Loureço, mas que poderá trazer custos elevados, preferindo-se como alternativa a saída e entrada no atual nó de Esposende com adaptações.
Enquanto não avança, o presidente da Câmara de Esposende, Benjamim Pereira quer soluções como a baixa das portagens e o alargamento da A28 com uma faixa de circulação lenta.