As estudantes finalistas da Universidade do Porto, Francisca Marques Figueiredo (Mestrado em Arquitetura) e Paula Alexandra Dias dos Santos (Mestrado em Artes Plásticas – Pintura), foram homenageadas com os prémios Viana de Lima, numa cerimónia realizada no Fórum Municipal Rodrigues Sampaio, em Esposende.
Estes galardões, com um valor individual de 2.000 euros, distinguem anualmente o desempenho académico de excelência nas áreas de Arquitetura e Belas Artes. Instituídos em 2010, os prémios resultam de um protocolo entre a Câmara Municipal de Esposende e a Universidade do Porto, cumprindo a vontade do arquiteto Alfredo Viana de Lima. O acordo prevê também a gestão da Casa das Marinhas por parte do município e a doação de uma obra pelos premiados ao Fundo Viana de Lima.
Na edição deste ano, Paula Santos (conhecida artisticamente como Paula Craft) ofereceu a pintura “One by One”, enquanto Francisca Figueiredo contribuiu com a sua dissertação de mestrado “O reviver de uma memória – A reconversão da Casa do Outeiro em Agualonga”.
O presidente da Câmara de Esposende, Guilherme Emílio, destacou “a importância desta distinção” como “reconhecimento do talento emergente” e reforçou o compromisso da autarquia com “a valorização cultural”.
Também o Vice-Reitor Pedro Alves Costa, em representação da Universidade do Porto, sublinhou o prestígio que o prémio confere às estudantes e ao legado de Viana de Lima.
As diretoras das respetivas faculdades, Lúcia Almeida Matos e João Pedro Xavier, elogiaram o mérito das alunas e deixaram palavras de encorajamento para o futuro.
As premiadas agradeceram a distinção, reforçando o impacto positivo deste reconhecimento no seu percurso artístico e profissional.