A cidade de Esposende vai viver intensamente a Semana Santa de 2025, com um programa cultural e religioso repleto de eventos marcantes, promovidos pela ACICE.
Entre os dias 11 e 21 de abril, a comunidade terá a oportunidade de participar em concertos, celebrações litúrgicas e procissões que evocam a paixão, morte e ressurreição de Cristo.
Destaques Musicais
O programa inicia-se com eventos culturais de relevo, destacando-se os concertos que terão lugar nas igrejas da região.
A 12 de abril (sábado), 21h30, decorre o Concerto “Prece” pelo Coro de Pequenos Cantores de Esposende e Coro Ars Vocalis, com a estreia das obras *Pie Jesu*, de Telmo Marques, e *O Vos Omnes*, de Rui Paulo Teixeira. Local: Igreja Matriz de Apúlia.
A 13 de abril (domingo), 16h00, terá lugar o Concerto “As Sete Últimas Palavras de Cristo na Cruz”, interpretado pelo Quarteto de Cordas da Orquestra da Costa Atlântica. Local: Igreja Matriz de Esposende.
Tradições e Procissões
A Semana Santa em Esposende mantém as suas tradições e rituais religiosos, proporcionando momentos de reflexão e fé para os fiéis.
A 11 de abril (sexta-feira), 21h00, terá lugar a Via-Sacra Arciprestal, com início na Igreja Matriz de Esposende e término na Capela de S. Lourenço (Vila Chã), envolvendo a participação da Pastoral Juvenil Arciprestal.
Já a 16 de abril (quarta-feira), 21h00, decorre a Procissão de Velas, com o andor de Nossa Senhora da Soledade, da Capela da Senhora da Saúde para a Igreja Matriz.
Por sua vez a 17 de abril (quinta-feira), 21h45, sai a Procissão do Encontro, um dos momentos mais marcantes da Semana Santa, envolvendo o andor do Senhor dos Passos e o encontro com Nossa Senhora junto à Igreja Matriz.
No dia 18 de abril (sexta-feira), 21h30, a Procissão do Enterro do Senhor, que percorrerá as ruas da cidade, acompanhada pela Banda de Música de Belinho.
A 20 de abril (domingo de Páscoa), 20h00, há a Recolha do Compasso, com Procissão das Cruzes desde os Bombeiros Voluntários até à Igreja Matriz.
Celebrações Litúrgicas
Durante toda a Semana Santa, haverá diversas cerimónias religiosas, incluindo Missas Solenes, Celebração do Sacramento da Penitência e a tradicional Vigília Pascal.
A 14 de abril (segunda-feira), 21h00 decorre a Missa da Reconciliação na Igreja Matriz de Esposende. A 17 de abril (quinta-feira), 17h00, será a vez da Missa da Instituição da Eucaristia e Cerimónia do Lava-Pés e a 19 de abril (sábado), 22h00, terá lugar a Celebração da Vigília Pascal, seguida da Queima do Judas junto ao fontanário da Igreja.
A 21 de abril (segunda-feira), 10h00, a Missa Solene de Segunda-feira de Páscoa, seguida da Via Lucis.
Montras de Páscoa
A tradição da decoração das montras do comércio local com a temática da Semana Santa também marcará presença, envolvendo a comunidade na celebração deste período solene.
A Semana Santa de 2025 promete ser um momento de grande significado espiritual e cultural para Esposende, unindo tradição e devoção numa programação rica e emocionante.