O polo do Instituto Politécnico do Cávado e do Ave (IPCA) em Esposende acolheu, hoje, a primeira edição do “LISA Food Talks”, um evento que reuniu uma plateia completa para refletir sobre “Alimento e Sustentabilidade”.
Promovida pela Escola Técnica Superior Profissional (ETESP) e pela Escola Superior de Hotelaria e Turismo (ESHT) do IPCA, a iniciativa contou com a presença de chefs reconhecidos, empresários inovadores, representantes institucionais, alunos e professores. O debate centrou-se nos desafios atuais dos sistemas alimentares sustentáveis.
Na sessão de abertura, o autarca de Esposende, Guilherme Emílio, considerou o sucesso do evento uma prova do valor do LISA, enquanto motor de conhecimento, novas parcerias e valorização territorial.
Um dos momentos altos do evento foi a intervenção do chef António Loureiro, do restaurante A Cozinha (Guimarães), distinguido com uma estrela Michelin.
“O Minho é a nossa horta – temos aqui tudo o que precisamos para trabalhar”, afirmou, incentivando os estudantes a valorizarem os produtos locais.
Maria José Fernandes, presidente do IPCA, destacou o crescimento do LISA – Laboratório de Inovação e Sustentabilidade Alimentar – e o papel fundamental do Município de Esposende, que cedeu o edifício ao instituto.
Também Luís Pedro Martins, presidente do Turismo do Porto e Norte de Portugal, elogiou a infraestrutura e sublinhou o contributo do LISA para uma formação de excelência nas áreas da gastronomia e inovação alimentar.
O evento dividiu-se em dois painéis temáticos, moderados por Alexandra Malheiro (ESHT) e Filipe Chaves (ETESP), reunindo representantes de restaurantes e empresas como Chá Camélia, Tubarão Vinhos e Corial Foods.
O *LISA Food Talks* posiciona-se assim como um espaço dinâmico de partilha entre academia, comunidade e setor produtivo.