Câmara de Esposende informou, esta segunda-feira, que está a ser feito um esforço coordenado para resolver, com a maior brevidade possível, a interrupção da rede elétrica que afetou o concelho.
Desde o primeiro momento, autoridades nacionais e locais têm trabalhado em estreita colaboração para garantir a reposição dos serviços essenciais.
Em Esposende, a Proteção Civil Municipal, os Bombeiros Voluntários de Esposende e de Fão, a GNR de Esposende e a Cruz Vermelha Portuguesa – Delegacção de Marinhas estão totalmente operacionais e em alerta.
De acordo com o presidente da Câmara, Guilherme Emílio, “foi um dia intenso e a prioridade foi a saúde”.
“Ambos os hospitais dispõem de sistemas de geradores e foram asseguradas condições de comunicação por satélite, permitindo comunicação através de telefones satélite nos Bombeiros Voluntários de Fão que tiveram uma falha. Foram ainda instalados geradores na GNR, na Cruz Vermelha de Marinhas e nas estruturas de proteção civil operacionais, com monitorização constante das IPSS, no âmbito alimentar e de equipamentos”, deu nota ao E24 Guilherme Emílio, no final de uma reunião com os presidente de junta do concelho.
As vacinas das unidades de saúde de Fão e Forjães foram transferidas para o Centro de Saúde Esposende, onde foi reforçada a energia para o armazenamento em segurança das vacinas disponíveis para o concelho. Foram também instalados geradores do programa “Esposende Solidário” para assegurar o funcionamento alimentar dos serviços.
“Assim, a saúde, a emergência, a proteção civil e a segurança estão plenamente garantidas”, disse o edil de Esposende, destacando ainda que “foi também assegurado que o combustível da cooperativa de Esposende é reservado exclusivamente para emergências e alimentação de geradores”, explicou o Guilherme Emílio.
Atualmente, a energia foi restabelecida em quase todo o concelho, com apenas algumas situações pontuais de ausência.
“Contudo, manter-se-á o nível de alerta. O Município está a trabalhar em estreita articulação com o Comando Sub-Regional e a E-Redes e manterá esta postura preventiva até reunião de avaliação prevista para amanhã”, frisou o autarca..
Para situações não urgentes, a população pode contactar o 961 317 339. Para emergências, deverá ser usado o 112.
A Câmara reforça o apelo para que sejam seguidas apenas informações oficiais, evitando rumores. O Município, juntamente com as autoridades nacionais, continua a acompanhar de perto a evolução da ocorrência.