e24e24e24
  • eLITORAL
    • Esposende
    • Póvoa de Varzim
    • Viana do Castelo
    • Vila do Conde
  • eCÁVADO
    • Barcelos
    • Braga
    • Vila Verde
  • eLIMA
    • Arcos de Valdevez
    • Ponte da Barca
    • Ponte de Lima
  • eGLOBAL
  • eSPORTS
  • eBUSINESS
  • eLIFESTYLE
    • Braga 25
  • eOPINIÃO
Pesquisar
  • Advertise
© 2017 - 2025 E24.pt. Todos os direitos reservados
A ler Esposende: Mãe e filha menor intoxicadas por monóxido de carbono
Partilhar
Redimensionador de fontesAa
e24e24
Redimensionador de fontesAa
Pesquisar
  • eLITORAL
    • Esposende
    • Póvoa de Varzim
    • Viana do Castelo
    • Vila do Conde
  • eCÁVADO
    • Barcelos
    • Braga
    • Vila Verde
  • eLIMA
    • Arcos de Valdevez
    • Ponte da Barca
    • Ponte de Lima
  • eGLOBAL
  • eSPORTS
  • eBUSINESS
  • eLIFESTYLE
    • Braga 25
  • eOPINIÃO
Somos Sociais
  • Advertise
© 2017 - 2025 E24.pt. Todos os direitos reservados
e24 > Notícias > Litoral > Esposende > Esposende: Mãe e filha menor intoxicadas por monóxido de carbono
EsposendeLitoral

Esposende: Mãe e filha menor intoxicadas por monóxido de carbono

Nuno Cerqueira
18 de Fevereiro de 2025 02:12
Nuno Cerqueira
Publicado a 18 de Fevereiro de 2025
Sem comentários
Partilhar
6 minuto(s) de leitura
BV Esposende inalacao
Foto: E24
Partilhar

– Publicidade –

“Face ao índices elevados detetados de monóxido de carbono, mas uns minutos e provavelmente teríamos uma tragédia aqui”, começou por referir ao E24 o comandante das operações de socorro, Miguel Guerra, dos Bombeiros Voluntários de Esposende (BVE).

Mãe e filha foram esta noite socorridas no centro da cidade de Esposende, na rua de São Domingos, depois de uma fuga de monóxido de carbono, ao que tudo indica de uma caldeira.

Destaques da Notícia
“Face ao índices elevados detetados de monóxido de carbono, mas uns minutos e provavelmente teríamos uma tragédia aqui”, começou por referir ao E24 o comandante das operações de socorro, Miguel Guerra, dos Bombeiros Voluntários de Esposende (BVE).O que é monóxido de carbono?Quais são as origens possíveis de monóxido carbono em casa?Quem pode ter uma intoxicação por monóxido de carbono e como é que esta acontece?Sintomas de intoxicação por monóxido de carbonoTratamento

O alerta foi dado pela filha menor de nove anos, que acordou a mãe de 45 anos. Os vizinhos acabaram por ter uma primeira intervenção de ajuda.

Os BVE deslocaram para o local ambulância e viatura urbana de combate aos incêndios urbanos.

Segundo Miguel Guerra, as vítimas, depois de estabilizadas no local, foram transportadas para o Hospital de Braga.

Miguel Guerra confirmou, após medições, uma concentração elevada de monóxido de carbono.

“Ventilamos a casa. A mãe e filha, quando tiveram alta, vão ficar em casa de familiares”, referiu o também chefe dos BVE, acrescentando ainda que neste tipo de casos é “normal” as crianças sentirem primeiros os sintomas – dores de cabeça e sonolência – face à inalação do monóxido de carbono.

A GNR registou a ocorrência.

O que é monóxido de carbono?

É um gás produzido na combustão (queima) incompleta de combustíveis fósseis e outros materiais ricos em carbono, por exemplo, o gás, gasolina, gasóleo, gás de petróleo liquefeito, carvão, madeira, entre outros.

“É tóxico por inalação, mistura-se no ar ambiente e, por isso, acumula-se em espaços fechados. Os efeitos nocivos da sua inalação podem manifestar-se rapidamente e ser fatais. O facto de não ter cor (incolor) nem odor (inodoro), dificulta a sua identificação e facilita uma intoxicação, pois pode haver concentrações elevadas no ar e os gás ser inalado sem haver perceção disso”, frisou Miguel Guerra.

Quais são as origens possíveis de monóxido carbono em casa?

Entre as atividades humanas que podem estar associadas à produção de monóxido de carbono estão várias atividades domésticas que usam equipamentos que funcionam com diversos combustíveis.

A produção e acumulação de monóxido de carbono no ambiente acontece quando os equipamentos não estão bem instalados, estado de conservação é deficiente, a exaustão não é feita corretamente, a utilização não é feita da forma adequada.

Entre estes equipamentos estão, por exemplo, esquentadores e caldeiras a gás, fogões e fornos a gás, fornos a lenha. aquecimentos, lareiras, braseiras e outros sistemas de aquecimento a gás, lenha, ou outros combustíveis.

As garagens fechadas são também um local comum de potencial acumulação de monóxido de carbono, quando no seu interior estão ligados veículos motorizados ou outros equipamentos que funcionem a combustível.

Quem pode ter uma intoxicação por monóxido de carbono e como é que esta acontece?

Todas as pessoas que sejam expostas a concentrações elevadas de monóxido de carbono têm uma probabilidade significativa de inalar aquele gás e sofrer uma intoxicação, que pode ser fatal.

“O risco é ainda maior nas crianças e idosos, bem como nas pessoas com anemia, doenças respiratórias ou cardiovasculares, ou que na altura da exposição estejam a praticar uma atividade que exija esforço físico (e portanto maior esforço respiratório)”, explica Miguel Guerra.

Quando inalado, o monóxido de carbono liga-se à hemoglobina do sangue nos locais habitualmente ocupados pelo oxigénio, formando-se carboxihemoglobina. Para esta ligação, o monóxido de carbono compete com o oxigénio com uma afinidade para os locais de ligação 200-250 vezes mais elevada.

“Assim, quando há inalação de monóxido de carbono, a quantidade de hemoblobina disponível para transportar oxigénio no organismo diminui e os orgãos e tecidos deixam de receber oxigénio suficiente para o seu funcionamento, levando ao aparecimento de sintomas”, afirma Miguel Guerra.

Sintomas de intoxicação por monóxido de carbono

Os sintomas e a gravidade da intoxicação dependem da quantidade de carboxihemoglobina formada no sangue e esta está diretamente relacionado com o tempo de exposição, a quantidade de gás que é inalada.

“Os primeiros sintomas relacionados com inalação de monóxido de carbono são cansaço e sonolência, tonturas, dor de cabeça, dificuldade de concentração, dificuldade de coodenação de movimentos”, explicou Miguel Guerra.

Tratamento

As primeiras medidas perante uma suspeita de inalação / intoxicação por monóxido de carbono são sbrir as portas e janelas para arejar o local o mais possível, desligar o equipamento que é fonte de emissão ou, em caso de dúvida, todos os equipamentos de combustão (por exemplo, esquentador, caldeiras a gás, aquecedores de gás, lareira, etc.), sair do local e evacuar pessoas afetadas que não o consigam fazer por si.

bv esposende noite sucupira 4
Foto: E24
bv esposende noite sucupira 1
Foto: E24
bv esposende noite sucupira 2
Foto: E24

– Publicidade –

ETIQUETAS:destaquee24EsposendeOcorrências

Subscrever a newsletter semanal e24.pt

Mantenha-se atualizado! Receba um resumo das notícias semanais no seu email!

Este campo é para efeitos de validação e deve ser mantido inalterado.
Ao inscrever-se, concorda e reconhece as práticas de dados na nossa Política de Privacidade. Pode cancelar a subscrição em qualquer altura.
Partilhar esta notícia
Facebook WhatsApp WhatsApp LinkedIn Reddit Telegram Copiar ligação Imprimir
Partilhar
eReações
Adorei1
Feliz0
Piscadela0
Surpreso2
Sonolento0
Triste1
Zangado0
Notícia anterior gil vicente fc fc famalicao - 3 galo Futebol: Galo sem “Fama” volta a perder. E vão quatro derrotas
Notícia seguinte Braga academia senior Braga: Alunos da Academia Sénior encantam com “É só um número…”
Sem comentários Sem comentários

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Somos Sociais

44kSeguidoresGosto
194SeguidoresSeguir
5.2kSeguidoresSeguir
383SubscritoresSubscrever

– Publicidade –

Últimas Notícias

IHRU Benjamim Pereira descentralizacao da habitacao publica para as camaras
IHRU: Estado quer transferir gestão de habitação pública para câmaras municipais
Global
31 de Maio de 2025
rui rocha IL
Rui Rocha demite-se da liderança da Iniciativa Liberal
Global
31 de Maio de 2025
Gabor despedimentos barcelos
Gabor volta a despedir em Barcelos: 240 trabalhadores
Business
31 de Maio de 2025
tence braga builder empresas inovação negocio tetos falsos
Tence by Builder: Revolução no sector da construção com tetos inovadores e sustentáveis
Business
30 de Maio de 2025

– Publicidade –

//

E24: Notícias da região do Cávado e Lima. Esposende, Braga, Barcelos, Viana do Castelo, Ponte de Lima, Arcos de Valdevez.

 

Publicação Periódica Diária. ERC: 127378

e24

  • Ficha Técnica
  • Política de Privacidade
  • Newsletter
  • Sitemap

Últimos Comentários

  • Ana Maria Ferreira Sousa em Esposende: Benjamim Pereira é o candidato do PSD à presidência da AM
  • Esposende em Esposende: É oficial. CDS-PP apoia Carlos Silva e Alberto Figueiredo nas autárquicas

Newsletter e24

Subscreva a nossa newsletter para receber o resumo semanal das notícias mais importantes!

Este campo é para efeitos de validação e deve ser mantido inalterado.

Ao inscrever-se, concorda e reconhece as práticas de dados na nossa Política de Privacidade. Pode cancelar a subscrição em qualquer altura.

e24e24
Somos Sociais
© 2017 - 2024 E24.pt. Todos os direitos reservados. Site elaborado por WebDig.PT e alojado em WebDig Host.
Login e24 Login e24
Bem-vindo!

Iniciar sessão na sua conta

Username or Email Address
Password

Perdeu a sua palavra-passe?

Not a member? Sign Up