No próximo dia 24 de maio, Esposende será palco da IV Marcha do Orgulho LGBT+, organizada pelo Núcleo LGBT local.
Sob o lema “Há todo um Arco-Íris, Fora do Armário!”, a iniciativa visa celebrar a diversidade afetiva, sexual e de género, promovendo a inclusão e a igualdade no município.
Carluz Belo, representante da organização, destaca que a marcha é “mais do que um evento festivo”
“É uma afirmação política e social das lutas da comunidade LGBT+, que reivindica o direito à igualdade, à visibilidade e ao reconhecimento pleno das suas identidades”, afirma em declarações ao E24.
A concentração está marcada para as 15h00 na Praça D. Sebastião, com arranque previsto para as 16h00.
O percurso terminará na Praça do Município, onde será lido o manifesto e haverá um momento de microfone aberto, permitindo que membros da comunidade partilhem as suas experiências e reivindicações.
“Ainda não conseguimos hastear a bandeira arco-íris na Câmara de Esposende”
Carluz Belo afirma que o atual executivo da Câmara de Esposende está a dar passos no sentido do diálogo e ajuda ao núcleo LGBT local, mas que ainda não conseguiram um dos objetivos “que passa por hastear a bandeira arco-íris no edifício da Câmara”.
“Um gesto simbólico que para nós é importante. Juntar Esposende aos outros municípios que o fazem”, refere Carluz Belo, que reconhece uma “progressiva aproximação” e acredita que essa evolução é positiva.
A organização preparou um arraial simbólico (não pediram a tempo autorizações para um a sério), com microfone aberto, leitura do manifesto e momentos de convívio, reforçando o espírito de resistência e celebração.
A IV Marcha do Orgulho LGBT+ de Esposende insere-se num movimento nacional mais amplo, com eventos semelhantes a ocorrerem em diversas cidades portuguesas, como Braga, Aveiro e Lisboa.
Ver esta publicação no Instagram