A Câmara de Esposende havia anunciado a reabertura da obra para abril de 2023, mas atrasos alheios à autarquia levaram a que este seja agora inaugurado no final de fevereiro.
Destaques da Notícia
A Câmara de Esposende havia anunciado a reabertura da obra para abril de 2023, mas atrasos alheios à autarquia levaram a que este seja agora inaugurado no final de fevereiro.
Num esforço conjunto entre a autarquia local e o financiamento do NORTE 2020, o projeto visou a revitalização do Mercado Municipal, com um investimento global de 1,85 milhões de euros.
A obra, orçada em 1,63 milhões de euros, recebe um apoio de 85% no âmbito do NORTE 2020, e abrange não apenas a reformulação do edifício principal, mas também a intervenção no espaço público circundante, no contexto do Plano de Ação de Regeneração Urbana de Esposende.
O Mercado Municipal, com mais de quatro décadas de existência e a última intervenção datada de 2006, teve uma reformulação total de estruturas, enfrentando patologias construtivas na cobertura, pavimentos, impermeabilizações e infiltrações.
Benjamim Pereira, durante uma visita às obras em curso, afirmou que a obra era de “extrema necessidade, quer do ponto de vista da regeneração urbana da cidade, mas essencialmente para proporcionar as condições de conforto e segurança para os clientes que frequentam aquele espaço”.
Além das melhorias no edifício, o projeto também inclui a revitalização do tecido urbano envolvente, promovendo a regeneração social, a criação de equipamentos âncora, novos alojamentos e espaços comerciais, com a intenção de melhorar o ambiente urbano.
As obras, que começaram após ajustes no financiamento, lançamento do concurso e aprovação pelo Tribunal de Contas, estiveram a cargo da empresa NORCEP Construções.
Este Mercado Municipal Temporário, teve um investimento de 219.186 euros suportado pelo Município.
A revitalização do Mercado Municipal de Esposende não só beneficiará os comerciantes, proporcionando espaços modernos e condições ideais de higiene, mas também contribuirá significativamente para a dinamização económica e social da região.
Iniciar sessão na sua conta