A Câmara de Esposende vai manter, no ano letivo 2025/2026, a oferta gratuita das fichas de atividades aos alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico.
A medida, aprovada em reunião de Câmara, representa um investimento municipal de 65 mil euros e abrange as disciplinas de Língua Portuguesa, Matemática, Estudo do Meio e Inglês.
À semelhança dos anos anteriores, as famílias vão receber um cheque-livro que poderá ser utilizado em papelarias do concelho para levantar os manuais de fichas.
“Com esta opção, a autarquia procura não só apoiar os alunos e as famílias, como também dinamizar a economia local, envolvendo diretamente livrarias e papelarias de Esposende”, dá nota o edil Guilherme Emílio.
Para os encarregados de educação que optem por adquirir os manuais por conta própria, está prevista a possibilidade de reembolso, mediante a entrega de um requerimento e comprovativo da compra.
Este apoio insere-se na política educativa e social do Município, que tem vindo a apostar em medidas que promovem a igualdade de oportunidades no acesso à educação.
Além dos apoios obrigatórios no âmbito da Ação Social Escolar, a autarquia tem vindo a garantir ajudas complementares, procurando reforçar a equidade no percurso escolar dos alunos.