No âmbito das comemorações do Dia Mundial do Ambiente, foi inaugurado em Apúlia, Esposende, um mural dedicado às poças de maré e ao sargaço, da autoria do “muralista” Tiago Hacke.
A obra alia arte urbana à sensibilização ambiental, inserindo-se num projeto promovido pelo Município de Esposende, através da Esposende Ambiente, em parceria com a Águas do Norte.
A cerimónia contou com a presença do presidente da Câmara Municipal, Guilherme Emílio, que destacou a importância de “conjugar arte com literacia ambiental” e apelou aos jovens da Escola do Facho, presentes na inauguração, para que sejam “transmissores das boas práticas ambientais”.
O mural, pintado numa estação elevatória de águas residuais, integra um projeto que, desde 2021, tem transformado estruturas técnicas do sistema de drenagem em verdadeiras obras de arte, numa aposta clara na valorização do espaço público e da consciência ecológica.
Tiago Hacke já com 4 murais: “Tenho aqui já um roteiro”
Segundo Tiago Hacke, a obra agora inaugurada “tem duas vertentes: a memória e as tradições dos sargaceiros, que são muito importantes para Apúlia, e a biodiversidade, com dois tipos de ecossistemas únicos da região”.
O artista, que já assinou quatro murais em Esposende, acrescenta: “entre biodiversidade e tradições, começo a ter o meu próprio roteiro artístico na cidade. É um orgulho.”
Paulo Marques, administrador da Esposende Ambiente, realçou que esta é uma forma de os apulienses se reverem “no seu verdadeiro património, que é a natureza e as tradições do sargaço”, e sublinhou a importância de infraestruturas como esta na proteção dos recursos hídricos.
“Esta pirâmide contém bombas que encaminham os resíduos para tratamento, protegendo o mar e as linhas de água. É também um apelo ao civismo, para que todos adiram às redes de saneamento disponíveis”, destacou
A administradora da Águas do Norte, Fernanda Lacerda, reforçou que a infraestrutura sob o mural “faz parte de um sistema construído para preservar o ambiente e garantir o ciclo da água”.
Ambiente “sai à rua”
A inauguração integra o evento “O Ambiente Sai à Rua”, organizado pelo Centro de Educação Ambiental, com várias atividades entre os dias 5 e 8 de junho, incluindo percursos interpretativos, ações de voluntariado, espetáculos culturais e oficinas criativas.
O programa assinala também o Dia Mundial dos Oceanos e inclui visitas ao Bosque de Folhosas e ações como “Do rio ao mar sem lixo”, reforçando o compromisso ambiental do concelho.



