O Coro de Pequenos Cantores de Esposende (CPCE) foi premiado na VII Mostra Musical do Eixo Atlântico, em Barcelos.
A distinção visou reconhecer o projeto esposendense que promove e difunda a prática da música.
O CPCE foi distinguido com uma menção honrosa, tendo o primeiro prémio sido entregue à Orquestra Sinfónica da ARTAVE – Escola Profissional Artística do Vale do Ave.
Sob direção de Helena Venda Lima, e apresentando um repertório maioritariamente à capella, o CPCE foi um dos três finalistas do concurso, tendo sido o único agrupamento vocal a passar à fase final, onde foram atribuídos dois prémios.
“Esta distinção vem comprovar a qualidade e a excelência do Coro de Pequenos Cantores de Esposende, um projeto musical apoiado pelo Município de Esposende”, afirma a autarquia em nota de imprensa.
A génese do CPCE visa educar pela arte, em particular através da música, inserindo-se “no âmbito da estratégia pedagógica e artística da Escola de Música de Esposende e na sua Escola Coral”.
Mostra Musical do Eixo Atlântico
A Mostra Musical do Eixo Atlântico, de caráter bianual, iniciou-se em 2008 no Município de Vilagarcía de Arousa (Galiza), que recebeu as primeiras cinco edições.
A partir da VI edição, o evento tem-se realizado dos dois lados da fronteira. Desde a II edição, o Eixo Atlântico do Noroeste Peninsular – entidade sem fins lucrativos que se dedica a apoiar iniciativas que fomentem a cooperação transfronteiriça no âmbito da Educação, Cultura, Desporto, Turismo, Sustentabilidade e Termalismo – aproveita este momento musical para, também, prestar homenagem aos grandes nomes da música da Galiza e do Norte de Portugal, sendo que, na edição deste ano, foi homenageado o galego Joám Trillo.