Rita Tinoco de Faria será a cabeça de lista do Partido Socialista (PS) à Assembleia Municipal de Esposende nas próximas eleições autárquicas.
Neta do histórico militante no 29 do PS Francisco Tinoco de Faria e residente em Gemeses, Rita Tinoco de Faria tem 45 anos e já integrou as listas do PS em 2021, tanto à Assembleia Municipal como à Junta da sua freguesia.
Agora, apresenta-se com vontade renovada de servir o concelho.
Licenciada em Direito pela Universidade do Porto, Rita Tinoco de Faria foi a primeira mulher em Portugal a obter um doutoramento em Criminologia.
É professora auxiliar na Faculdade de Direito da Universidade do Porto e dedica-se ao estudo e ensino de temas como crimes económicos e crimes ambientais, com foco na avaliação de instrumentos de combate e punição.
Com vários livros e publicações científicas no currículo, exerce também funções de direção e gestão académica, e tem feito parte de comités de ética e integridade científica, inclusive na Polícia de Barcelona. Integra o Conselho Executivo da Sociedade Europeia de Criminologia, que reúne mais de 2.000 especialistas.
Em 2023, foi destacada pelo Centro Ciência Viva como uma das 100 mulheres de referência na ciência em Portugal.
Rita Tinoco de Faria assume a candidatura com o compromisso de reforçar o papel fiscalizador da Assembleia Municipal, defendendo maior transparência, eficácia e atenção às necessidades dos jovens, mulheres, famílias, empresas e associações locais.