O presidente da Câmara de Esposende marcou presença na procissão do Senhor aos Enfermos de Belinho e enalteceu a “singular expressão de fé da iniciativa”, considerando-a um exemplo da importância de preservar tradições, especialmente as cristãs”.
“É fundamental envolver toda a comunidade, unindo jovens e mais experientes”, frisou o autarca.
O evento é caracterizado pela decoração das ruas e pela transmissão de mensagens de esperança e carinho aos doentes, reforçando o espírito de solidariedade que marca a identidade de Belinho.
A procissão, segundo Guilherme Emílio, “revela a preocupação da comunidade com todos os seus membros, especialmente com os mais vulneráveis”.
Também o presidente da União das Freguesias de Belinho e Mar destacou a importância da Procissão do Senhor dos Enfermos para a freguesia.
Manuel Abreu afirmou que este “é um dos momentos mais marcantes para Belinho”, salientando que “poucas freguesias mantêm uma procissão dedicada ao Senhor dos Enfermos”.
“É um evento que mobiliza toda a comunidade, dos mais pequenos aos mais idosos, e fazemos tudo para que seja um momento muito especial”, afirmou.


