e24e24e24
  • eCÁVADO
    • Barcelos
    • Braga
    • Vila Verde
  • eLITORAL
    • Esposende
    • Póvoa de Varzim
    • Viana do Castelo
    • Vila do Conde
  • eLIMA
    • Arcos de Valdevez
    • Ponte da Barca
    • Ponte de Lima
  • eGLOBAL
  • eSPORTS
  • eBUSINESS
  • eLIFESTYLE
    • Braga 25
  • eOPINIÃO
Pesquisar
  • Advertise
© 2017 - 2025 E24.pt. Todos os direitos reservados
A ler Festas de S. Pedro na Póvoa de Varzim comemoram 60 anos com programa histórico
Partilhar
Redimensionador de fontesAa
e24e24
Redimensionador de fontesAa
Pesquisar
  • eCÁVADO
    • Barcelos
    • Braga
    • Vila Verde
  • eLITORAL
    • Esposende
    • Póvoa de Varzim
    • Viana do Castelo
    • Vila do Conde
  • eLIMA
    • Arcos de Valdevez
    • Ponte da Barca
    • Ponte de Lima
  • eGLOBAL
  • eSPORTS
  • eBUSINESS
  • eLIFESTYLE
    • Braga 25
  • eOPINIÃO
Somos Sociais
  • Advertise
© 2017 - 2025 E24.pt. Todos os direitos reservados
e24 > Notícias > Global > Festas de S. Pedro na Póvoa de Varzim comemoram 60 anos com programa histórico
Global

Festas de S. Pedro na Póvoa de Varzim comemoram 60 anos com programa histórico

Redação E24
1 de Junho de 2022 19:39
Redação E24
Publicado a 1 de Junho de 2022
Partilhar
4 minuto(s) de leitura
S Pedro FocusFillWzEyMDAsNjMwLCJ5IiwxMTFd WaterMarkW251bGxd
Partilhar

– Publicidade –

As tradicionais festas de S. Pedro na Póvoa de Varzim, vão este ano comemorar seis décadas de existência, com um programa que incluiu várias referências à história desta celebração de caráter lúdico e religioso.

Depois dois anos de interrupção, devido à pandemia da covid-19, a Câmara Municipal e as seis associações representativas dos bairros da cidade preparam para esta edição um cartaz nove dias consecutivos de festividades, entre 25 de junho e 3 de julho.

Logo no dia inaugural (25 junho/sábado), será inaugurada uma exposição, no icónico edifício do Diana Bar, junto à marginal, que vai recuperar a evolução das festas e das tradições nos últimos 60 anos, com fotografias, objetos e cartazes que vão contar a história do S. Pedro na Póvoa de Varzim.

O ponto alto das comemorações nesta localidade com fortes raízes piscatórias acontece na ‘grande noitada’ de S. Pedro, de 28 para 29 de junho (de terça para quarta-feira), com a celebração em várias ruas da cidade, espetáculos de música e dança e o convívio em torno da sardinha assada, que habitualmente atrai milhares de visitantes.

No dia 29 junho, feriado municipal, além da procissão religiosa à tarde, a autarquia preparou um concerto, à noite, de entrada gratuita, com o artista Tony Carreira, junto ao Casino da Póvoa.

Para 1 de julho, uma sexta-feira, foi planeada uma segunda noitada, coincidente com o fim de semana para cativar mais visitantes, mas desta feita com um cariz mais tradicional, pois será circunscrita ao ‘coração’ dos seis bairros da cidade, também com vários apontamentos de música e dança.

No dia seguinte, um sábado, haverá o espetáculo das rusgas [grupos folclóricos] dos seis bairros poveiros, que vão atuar num palco instalado no estádio do Varzim, seguindo-se um espetáculo de fogo-de-artifício, na marginal da cidade.

No domingo, 2 julho, haverá o cortejo luminoso das rusgas pelas ruas cidades, mas este ano com a particularidade dos participantes desfilarem com trajes que marcaram os últimos 60 anos das festas, estando os bairros a incentivar a população a juntar-se à iniciativa usando indumentária de tempos antigos.

Luís Diamantino, vereador com o pelouro da Cultura da Câmara da Póvoa de Varzim, considerou que “comemorar os 60 anos das festas de S. Pedro é um orgulho e um tributo para todos os que contribuíram para que esta tradição se mantivesse até aos dias de hoje”.

“Com bairrismo, e alguma rivalidade saudável, o importante é a coesão demonstrada pelos poveiros nestas seis décadas, para que as festas de S. Pedro sejam um marco e um acontecimento indispensável em todo concelho, que continuam a atrair milhares de visitantes de todo o país”, acrescentou Luís Diamantino.

O autarca vincou que a Câmara da Póvoa de Varzim, em articulação com a PSP, vai zelar pela segurança das festividades, até porque espera, este ano, um considerável aumento de turistas na cidade.

 

– Publicidade –

ETIQUETAS:anoanosbairroscâmaracidadediaestefestasjunhopedropóvoaseisserávãovarzim

Subscrever a newsletter semanal e24.pt

Mantenha-se atualizado! Receba um resumo das notícias semanais no seu email!

Este campo é para efeitos de validação e deve ser mantido inalterado.
Ao inscrever-se, concorda e reconhece as práticas de dados na nossa Política de Privacidade. Pode cancelar a subscrição em qualquer altura.
Partilhar esta notícia
Facebook WhatsApp WhatsApp LinkedIn Reddit Telegram Copiar ligação Imprimir
Partilhar
eReações
Adorei0
Feliz0
Piscadela0
Surpreso0
Sonolento0
Triste0
Zangado0
Notícia anterior droga 1 v3 WaterMarkW251bGxd Veleiro com 42 milhões de euros em cocaína apanhado pela PJ ao largo da costa
Notícia seguinte GNR Braga Apreensao v6 FocusFillWzEwMTUsNTMzLCJ5IiwxNTNd WaterMarkW251bGxd GNR: Apreensão de artigos furtados em estabelecimento comercial

Somos Sociais

46kSeguidoresGosto
220SeguidoresSeguir
7.8kSeguidoresSeguir
400SubscritoresSubscrever

– Publicidade –

Últimas Notícias

acidente vila verde em cervaes - 1
Vila Verde: Colisão entre mota e carro em Cervães faz um ferido ligeiro
Vila Verde Cávado
28 de Julho de 2025
Braga
Braga: Incêndio em Espinho já mobiliza dois meios aéreos e mais de 60 bombeiros
Braga Cávado
28 de Julho de 2025
capotamento a3 bombeiros vila nova de tazem - 1
Ponte de Lima: Cinco bombeiros feridos em capotamento de viatura na A3 quando seguiam para o Lindoso
Ponte de Lima Lima
28 de Julho de 2025
gnr viana perfumes - 1
Viana: Homem constituído arguido por furto
Viana do Castelo Litoral
28 de Julho de 2025

– Publicidade –

//

E24: Notícias da região do Cávado e Lima. Esposende, Braga, Barcelos, Viana do Castelo, Ponte de Lima, Arcos de Valdevez.

 

Publicação Periódica Diária. ERC: 127378

e24

  • Ficha Técnica
  • Política de Privacidade
  • Newsletter
  • Sitemap

Últimos Comentários

  • Anonimo em Esposende: Casal de namorados salvo de afogamento. Há um ferido grave
  • Ana Maria Ferreira Sousa em Esposende: Benjamim Pereira é o candidato do PSD à presidência da AM

Newsletter e24

Subscreva a nossa newsletter para receber o resumo semanal das notícias mais importantes!

Este campo é para efeitos de validação e deve ser mantido inalterado.

Ao inscrever-se, concorda e reconhece as práticas de dados na nossa Política de Privacidade. Pode cancelar a subscrição em qualquer altura.

e24e24
Somos Sociais
© 2017 - 2024 E24.pt. Todos os direitos reservados. Site elaborado por WebDig.PT e alojado em WebDig Host.
Login e24 Login e24
Bem-vindo!

Iniciar sessão na sua conta

Username or Email Address
Password

Perdeu a sua palavra-passe?

Not a member? Sign Up