Castro de S. Lourenço, em Vila Chã, Esposende, volta a ser palco da “GalaicoFolia – 2.000 anos de festa!”, entre 17 e 20 de julho.
O evento, promovido pela Câmara de Esposende em colaboração com a Junta de Freguesia de Vila Chã, celebra a herança castreja do concelho com recriações históricas, gastronomia tradicional e muita animação.
Durante quatro dias, os visitantes poderão recuar no tempo através de um mercado romano repleto de utensílios, produtos alimentares e atividades inspiradas no quotidiano das populações galaicas.
Haverá ainda oficinas artesanais, como olaria, cestaria, carpintaria e forja, e o Espaço Caturo, dedicado aos mais pequenos com jogos lúdico-pedagógicos.
Um dos momentos mais aguardados será a preparação da Queimada Galaica, uma bebida tradicional fervida num caldeirão com frutas e licores, além dos rituais ancestrais como saltar fogueiras e dançar à volta do fogo ao som de flautas e tambores.
O evento decorre num cenário classificado como Património de Interesse Público, com vista sobre o Atlântico, e integra o programa “Esposende Verão”, assumindo-se como uma estratégia de promoção cultural e turística da região.
A GalaicoFolia 2025 promete (ver aqui programa) atrair milhares de visitantes. A abertura oficial está marcada para 17 de julho, às 18h00.