A Associação de Cidadãos de Esposende pretende colocar lampreia no prático típico de Esposende. Apesar de não dizerem que tipo de lampreia, esta associação refere que o atual prato típico “Polvo na Pedra à Esposende” praticamente não existe no concelho.
«Para a Associação Cidadãos de Esposende a escolha deveria ser dos esposendenses, de quem diariamente entra na restauração e não de um chef de cozinha que visite a cidade algumas vezes por ano», refere a associação, dando conta que a Câmara de Esposende, em 2015, contratou por 30 mil euros o chef Marco Gomes para definir o prato típico de Esposende (ver aqui).
Esta associação realizou um inquérito online, afirmando que foram «mais de dois mil os que enviaram as suas sugestões».
«O objetivo desta ação é sensibilizar o presidente da Câmara para a mudança de um prato que não teve resultados significativos e não logrou atingir os objetivos pretendidos. Benjamim Pereira referia que o prato seria diferenciador e concretizado para ser um sucesso. Longe disso ficou, na verdade hoje é um prato que praticamente ninguém elabora no concelho de Esposende e com nula visibilidade internacional», afirmam, dando conta que na participação realizada durante dois meses, o polvo obteve apenas 15 apoios, enquanto a lampreia chegou aos 1650 e o robalo aos 800.
Fotos: Nuno Cerqueira