No primeiro jogo dos quartos de final do “play-off” do Campeonato Placard de Hóquei em Patins, o novo campeão europeu, OC Barcelos, só conseguiu superar a UD Oliveirense após uma longa e emocionante disputa de grandes penalidades.
Depois de terminarem a fase regular em quarto e quinto lugares, respetivamente, as duas equipas iniciaram, na “Catedral”, a eliminatória à melhor de três jogos com um encontro eletrizante que terminou empatado a quatro bolas no tempo regulamentar, sendo decidido apenas nas grandes penalidades.
O jogo começou no sábado às 22h00 e terminou já no domingo, cerca de vinte minutos depois da meia-noite.
Dentro da quadra, a UD Oliveirense entrou melhor e chegou a estar a vencer por 2-0. Contudo, o OC Barcelos conseguiu dar a volta ainda antes do intervalo, com golos de Manrubia, Rampulla e Luís Querido, fixando o resultado em 3-2.
Na segunda parte, os barcelenses ampliaram a vantagem para 4-2 por intermédio de Pol Manrubia, mas a formação de Oliveira de Azeméis reagiu bem e igualou o marcador a quatro bolas. Já perto do fim, a Oliveirense teve oportunidade de passar para a frente, mas desperdiçou um livre direto.
O empate levou o jogo para prolongamento, que terminou sem alterações no marcador.
Grandes penalidades
Nas grandes penalidades, foi necessário recorrer a dezoito remates para encontrar um vencedor, com Pol Manrubia a ser o único a converter. Destaque para as grandes exibições dos guarda-redes Conti Acevedo e Alejandro “Xano” Edo, dois dos melhores do mundo na posição.
As equipas voltam a defrontar-se já esta quarta-feira, 21 de maio, em Oliveira de Azeméis. Se o OC Barcelos vencer, garante um lugar nas meias-finais. Caso a Oliveirense triunfe, haverá um terceiro e decisivo jogo em Barcelos no sábado, 24 de maio.
Nos restantes jogos dos quartos de final, os favoritos impuseram-se: o Benfica venceu em casa o Tomar por 4-2, o Sporting bateu a Sanjoanense no Pavilhão João Rocha por 5-2, e o FC Porto derrotou a Juventude Pacense no Dragão Arena pelo mesmo resultado.
Jogos da segunda ronda dos quartos de final – quarta-feira, 21 de maio, às 21h00:
UD Oliveirense vs OC Barcelos
AD Sanjoanense vs Sporting CP
SC Tomar vs SL Benfica
Juventude Pacense vs FC Porto