Hugo Viana, natural de Gondomar e a residir em Ponte da Barca, descobriu a paixão pela rádio ainda na infância.
Aos 15 anos, deu os primeiros passos na Geice, em Viana do Castelo, através das ondas do FM. Hoje é “Dia Mundial da Rádio“. Hugo passou ainda pela Afifense.
Anos mais tarde, em 2010, aventurou-se no mundo da web rádio, uma evolução natural para quem considera que “a rádio é um bichinho”.
“Que nos dá voz e faz companhia aos ouvintes, destacando-se não só pela música mas também pela divulgação de notícias importantes”, afirma Hugo Viana que está agora na “web” na Rádio Estrelas do Norte.
A adaptação ao digital é constante, pois todos dias a tecnologia muda.
“Sou do tempo discos vinil, depois as diskets e depois os CD´s. Ainda me lembro quando se gravava as notícias em cassetes. Hoje é tudo no digital”, refere, dando ainda nota que hoje é tudo “nuvens digitais”.
13 de fevereiro Dia Mundial da Rádio
No Dia Mundial da Rádio, celebrado anualmente a 13 de fevereiro, reflete-se sobre o impacto deste meio de comunicação que continua a ser uma poderosa ferramenta de informação e educação.
Proclamado na 36.ª Conferência Geral da UNESCO, em 2011, este dia visa demonstrar a importância da rádio enquanto meio de comunicação acessível e abrangente, capaz de chegar a populações remotas e marginalizadas.
Num mundo onde a desigualdade tecnológica persiste, a rádio mantém-se como um canal de informação acessível, muitas vezes independente da eletricidade, garantindo direitos fundamentais como a liberdade de expressão e pensamento. Além disso, promove a diversidade cultural e social, superando barreiras tecnológicas.
Rádio e Alterações Climáticas é o tema de 2025
Este ano, a UNESCO escolheu como tema «Rádio e Alterações Climáticas», destacando o papel vital da radiodifusão na sensibilização para os desafios ambientais globais.
Segundo o Acordo de Paris, 2025 é um ano crucial para limitar o aquecimento global a 1,5°C, exigindo que as emissões de gases com efeito de estufa atinjam o pico antes de começarem a diminuir.
A rádio surge, assim, como uma voz ativa na educação ambiental e na promoção de ações sustentáveis.
A revolução da Web Rádio
Num contexto em que 80% das rádios online já desempenham funções similares às estações FM, Hugo Viana é um exemplo de adaptação e inovação.
O locutor reforça que “a evolução para o formato digital não só democratiza o acesso à informação, como também mantém viva a essência da rádio: a proximidade com o ouvinte”.
O Dia Mundial da Rádio, apoiado pela Resolução 67/124 da Assembleia Geral das Nações Unidas, continua a ser uma data relevante, destacando a necessidade de apoiar a liberdade de imprensa e as estações de rádio independentes em todo o mundo.