Primeiro-Ministro, Luís Montenegro, inaugurou hoje o Laboratório de Inovação e Sustentabilidade Alimentar (LISA) do Politécnico do Cávado e do Ave (IPCA) em Esposende, um investimento de 5 milhões de euros financiado pela Câmara Municipal de Esposende.
Durante a cerimónia, foi anunciada a suspensão do mandato de Benjamim Pereira como presidente da Câmara para assumir a presidência do Instituto da Habitação e Reabilitação Urbana.
Destaques da Notícia
Primeiro-Ministro, Luís Montenegro, inaugurou hoje o Laboratório de Inovação e Sustentabilidade Alimentar (LISA) do Politécnico do Cávado e do Ave (IPCA) em Esposende, um investimento de 5 milhões de euros financiado pela Câmara Municipal de Esposende.O projeto é visto como um passo importante para a educação superior na região e um suporte tecnológico para a indústria. A primeira pedra do LISA foi colocada em abril de 2023.
Pereira destacou os desafios enfrentados na construção do polo do IPCA, atribuídos à falta de investimento estatal, e elogiou as recentes parcerias com o atual governo.
Montenegro sublinhou a importância do LISA para a qualificação de jovens e o fortalecimento da economia local, com foco na agricultura e pesca.
A nova instalação oferecerá seis Cursos Técnicos Superiores Profissionais e incluirá uma Escola de Verão.