Os Bombeiros Voluntários de Terras de Bouro (BVTB) assinalaram o 40.º aniversário da corporação, num momento marcado por balanços e planos para o futuro.
O comandante José Amaro destacou o reforço do efetivo profissional, que duplicou nos últimos dois anos. Atualmente, a corporação conta com 82 bombeiros no ativo, entre profissionais e voluntários.
“Não são os suficientes, mas é um número muito bom para um concelho com baixa densidade populacional e população envelhecida”, afirmou José Amaro.
Em breve, serão integrados mais 12 elementos e está a decorrer nova formação para tripulantes de ambulância, em parceria com a Escola Nacional de Bombeiros e o INEM.
A nível de equipamentos, a grande necessidade passa pela aquisição de um Veículo Urbano de Combate a Incêndios (VUCI) e novas ambulâncias.
O presidente da Associação Humanitária, Manuel Tibo, anunciou que há um plano para ampliar o parque de viaturas até 2027. “Já temos o projeto de arquitetura e aguardamos acesso a fundos comunitários”, revelou.
A Câmara Municipal, presidida também por Manuel Tibo, é um parceiro ativo, atribuindo mais de 100 mil euros anuais à corporação.
Este apoio inclui isenção de IMI, IUC, reduções na água, renda e até propinas do ensino superior para os bombeiros.
