e24e24e24
  • eLITORAL
    • Esposende
    • Póvoa de Varzim
    • Viana do Castelo
    • Vila do Conde
  • eCÁVADO
    • Barcelos
    • Braga
    • Vila Verde
  • eLIMA
    • Arcos de Valdevez
    • Ponte da Barca
    • Ponte de Lima
  • eGLOBAL
  • eSPORTS
  • eBUSINESS
  • eLIFESTYLE
    • Braga 25
  • eOPINIÃO
Pesquisar
  • Advertise
© 2017 - 2025 E24.pt. Todos os direitos reservados
A ler Moção de censura do PCP rejeitada. Avança “Confiança”
Partilhar
Redimensionador de fontesAa
e24e24
Redimensionador de fontesAa
Pesquisar
  • eLITORAL
    • Esposende
    • Póvoa de Varzim
    • Viana do Castelo
    • Vila do Conde
  • eCÁVADO
    • Barcelos
    • Braga
    • Vila Verde
  • eLIMA
    • Arcos de Valdevez
    • Ponte da Barca
    • Ponte de Lima
  • eGLOBAL
  • eSPORTS
  • eBUSINESS
  • eLIFESTYLE
    • Braga 25
  • eOPINIÃO
Somos Sociais
  • Advertise
© 2017 - 2025 E24.pt. Todos os direitos reservados
e24 > Notícias > Global > Moção de censura do PCP rejeitada. Avança “Confiança”
Global

Moção de censura do PCP rejeitada. Avança “Confiança”

Nuno Cerqueira
5 de Março de 2025 19:23
Nuno Cerqueira
Publicado a 5 de Março de 2025
Sem comentários
Partilhar
4 minuto(s) de leitura
Governo Assembleia da República Moçao
Partilhar

– Publicidade –

A Assembleia da República rejeitou hoje a moção de censura apresentada pelo Partido Comunista Português (PCP) contra o Governo liderado por Luís Montenegro.

Esta iniciativa do PCP surge numa altura de crescente tensão política, marcada por recentes polémicas envolvendo o Executivo.

Destaques da Notícia
A Assembleia da República rejeitou hoje a moção de censura apresentada pelo Partido Comunista Português (PCP) contra o Governo liderado por Luís Montenegro.Votação e posições partidáriasJustificativa do PCPReação do Governo e Moção de ConfiançaHistórico de Moções de Confiança em PortugalPróximos passos e implicações políticas

Votação e posições partidárias

A moção de censura foi debatida e votada. Contra votaram Partido Social Democrata (PSD), Iniciativa Liberal (IL) e Centro Democrático Social – Partido Popular (CDS-PP). Abstenções vieram do Partido Socialista (PS) e Chega. A favor Bloco de Esquerda (BE), PCP, Livre e a deputada única do Pessoas-Animais-Natureza (PAN).

Justificativa do PCP

O PCP justificou a apresentação da moção de censura com a necessidade de “travar o caminho de desastre” das políticas do Governo e “credibilizar a política nacional”.

O secretário-geral do PCP, Paulo Raimundo, afirmou que o Executivo não está a responder às necessidades do país e que é urgente uma mudança de rumo.

Reação do Governo e Moção de Confiança

Em resposta à moção de censura e visando reforçar a legitimidade do seu Executivo, o primeiro-ministro Luís Montenegro anunciou a intenção de apresentar uma moção de confiança na Assembleia da República.

Este mecanismo parlamentar permite ao Governo submeter-se ao escrutínio dos deputados, e a sua rejeição implica a demissão do Executivo.

Montenegro afirmou que “o país não pode ficar prisioneiro do abismo e do taticismo da oposição”, sublinhando a necessidade de clarificação política.

Histórico de Moções de Confiança em Portugal

Desde o 25 de Abril de 1974, foram apresentadas onze moções de confiança no Parlamento português. Apenas uma resultou na queda do Governo: em 1977, o I Governo Constitucional, liderado por Mário Soares, foi derrubado após a rejeição da moção de confiança.

Próximos passos e implicações políticas

A data para a discussão e votação da moção de confiança ainda não foi definida. Caso seja rejeitada, o Governo de Luís Montenegro será obrigado a demitir-se, podendo abrir caminho para eleições antecipadas.

Por outro lado, a sua aprovação permitirá ao Executivo continuar em funções, reforçando a sua posição perante as recentes polémicas.

A sociedade portuguesa acompanha com atenção o desenrolar destes acontecimentos, consciente da importância de garantir a transparência e a integridade nas instituições democráticas.

A resposta do Parlamento às moções apresentadas refletirá não só a correlação de forças políticas, mas também o compromisso dos deputados com a estabilidade governativa e o respeito pelos princípios éticos que devem nortear a atuação dos titulares de cargos públicos.

Nos próximos dias, espera-se um debate aceso na Assembleia da República, onde serão discutidos não só os alegados casos de incompatibilidade envolvendo o primeiro-ministro, mas também as políticas e medidas adotadas pelo Governo.

A apresentação da moção de confiança será um momento crucial para o Executivo demonstrar a sua capacidade de liderança e de resposta às críticas (o caso), procurando assegurar o apoio necessário para continuar a governar o país.

Independentemente do resultado, este processo evidencia a vitalidade da democracia portuguesa e a importância dos mecanismos de fiscalização e controlo político existentes, essenciais para a construção de uma sociedade mais justa e transparente.

 

– Publicidade –

ETIQUETAS:EleiçõesGovernoLus Montenegromocao censuramoçao confiançaParlamentoprincipalpsd

Subscrever a newsletter semanal e24.pt

Mantenha-se atualizado! Receba um resumo das notícias semanais no seu email!

Este campo é para efeitos de validação e deve ser mantido inalterado.
Ao inscrever-se, concorda e reconhece as práticas de dados na nossa Política de Privacidade. Pode cancelar a subscrição em qualquer altura.
Partilhar esta notícia
Facebook WhatsApp WhatsApp LinkedIn Reddit Telegram Copiar ligação Imprimir
Partilhar
eReações
Adorei0
Feliz0
Piscadela0
Surpreso2
Sonolento0
Triste0
Zangado0
Notícia anterior Festival orgao de braga Festival de Órgão regressa a Braga com ‘O Órgão e o Sopro’
Notícia seguinte Mario Coelho Coligações Prognósticos só no fim: as coligações eleitorais
Sem comentários Sem comentários

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Somos Sociais

44kSeguidoresGosto
194SeguidoresSeguir
5.2kSeguidoresSeguir
383SubscritoresSubscrever

– Publicidade –

Últimas Notícias

IHRU Benjamim Pereira descentralizacao da habitacao publica para as camaras
IHRU: Estado quer transferir gestão de habitação pública para câmaras municipais
Global
31 de Maio de 2025
rui rocha IL
Rui Rocha demite-se da liderança da Iniciativa Liberal
Global
31 de Maio de 2025
Gabor despedimentos barcelos
Gabor volta a despedir em Barcelos: 240 trabalhadores
Business
31 de Maio de 2025
tence braga builder empresas inovação negocio tetos falsos
Tence by Builder: Revolução no sector da construção com tetos inovadores e sustentáveis
Business
30 de Maio de 2025

– Publicidade –

//

E24: Notícias da região do Cávado e Lima. Esposende, Braga, Barcelos, Viana do Castelo, Ponte de Lima, Arcos de Valdevez.

 

Publicação Periódica Diária. ERC: 127378

e24

  • Ficha Técnica
  • Política de Privacidade
  • Newsletter
  • Sitemap

Últimos Comentários

  • Ana Maria Ferreira Sousa em Esposende: Benjamim Pereira é o candidato do PSD à presidência da AM
  • Esposende em Esposende: É oficial. CDS-PP apoia Carlos Silva e Alberto Figueiredo nas autárquicas

Newsletter e24

Subscreva a nossa newsletter para receber o resumo semanal das notícias mais importantes!

Este campo é para efeitos de validação e deve ser mantido inalterado.

Ao inscrever-se, concorda e reconhece as práticas de dados na nossa Política de Privacidade. Pode cancelar a subscrição em qualquer altura.

e24e24
Somos Sociais
© 2017 - 2024 E24.pt. Todos os direitos reservados. Site elaborado por WebDig.PT e alojado em WebDig Host.
Login e24 Login e24
Bem-vindo!

Iniciar sessão na sua conta

Username or Email Address
Password

Perdeu a sua palavra-passe?

Not a member? Sign Up

Notificações