A Polícia Judiciária anunciou hoje a apreensão de 183 fardos de cocaína com um peso bruto total estimado que ascende a cerca de 5,2 toneladas, tratando-se da maior apreensão deste tipo de estupefaciente realizada em Portugal nos últimos 15 anos e uma das maiores realizadas em toda a Europa.
Como o nome “Maré Branca”, a operação ocorreu ao largo da costa portuguesa. A droga era transportada num veleiro de 24 metros e há três detidos, todos com nacionalidade estrangeira.
A operação teve a participação, para além da PJ, da Unidad de Drogas y Crimen Organizado do Cuerpo Nacional de Policia de Espanha, Marinha e da Força Aérea, e decorreu nos últimos dias, uma complexa operação no decurso da qual foi possível localizar e depois intercetar, em pleno Oceano Atlântico o veleiro.
De acordo com os elementos recolhidos no decurso da investigação, tudo indica que a droga, agora apreendida, se destinaria a ser distribuída por diversos países europeus, entrando no velho continente através da costa da Península Ibérica.
Os detidos são suspeitos de integrarem uma poderosa organização criminosa transnacional dedicada ao tráfico de grandes quantidades de cocaína entre a América Latina e a Europa.
Vão ser presentes à autoridade judiciária competente para primeiro interrogatório judicial de arguido detido e aplicação de medidas de coação.
Esta operação contou também com o apoio e participação do Maritime Analysis and Operations Centre – Norcotics (MAOC-N), com sede em Lisboa, da Drug Enforcement Administration (DEA) dos Estados Unidos da América e da National Crime Agency do Reino Unido.