e24e24e24
  • eLITORAL
    • Esposende
    • Póvoa de Varzim
    • Viana do Castelo
    • Vila do Conde
  • eCÁVADO
    • Barcelos
    • Braga
    • Vila Verde
  • eLIMA
    • Arcos de Valdevez
    • Ponte da Barca
    • Ponte de Lima
  • eGLOBAL
  • eSPORTS
  • eBUSINESS
  • eLIFESTYLE
    • Braga 25
  • eOPINIÃO
Pesquisar
  • Advertise
© 2017 - 2025 E24.pt. Todos os direitos reservados
A ler PNPG: Plano de gestão para a Zona Especial de Conservação Peneda/Gerês em vigor por 10 anos
Partilhar
Redimensionador de fontesAa
e24e24
Redimensionador de fontesAa
Pesquisar
  • eLITORAL
    • Esposende
    • Póvoa de Varzim
    • Viana do Castelo
    • Vila do Conde
  • eCÁVADO
    • Barcelos
    • Braga
    • Vila Verde
  • eLIMA
    • Arcos de Valdevez
    • Ponte da Barca
    • Ponte de Lima
  • eGLOBAL
  • eSPORTS
  • eBUSINESS
  • eLIFESTYLE
    • Braga 25
  • eOPINIÃO
Somos Sociais
  • Advertise
© 2017 - 2025 E24.pt. Todos os direitos reservados
e24 > Notícias > e24 > PNPG: Plano de gestão para a Zona Especial de Conservação Peneda/Gerês em vigor por 10 anos
e24

PNPG: Plano de gestão para a Zona Especial de Conservação Peneda/Gerês em vigor por 10 anos

Nuno Cerqueira
16 de Maio de 2025 12:46
Nuno Cerqueira
Publicado a 16 de Maio de 2025
Sem comentários
Partilhar
2 minuto(s) de leitura
PNPG Vilarinho furnas
Foto: Nuno Cerqueira
Partilhar

– Publicidade –

O Governo aprovou um novo plano de gestão para a Zona Especial de Conservação (ZEC) da Peneda/Gerês, que vai vigorar durante os próximos 10 anos.

A medida, oficializada esta sexta-feira com a publicação da portaria em Diário da República, abrange uma área de 89.574 hectares, distribuída pelos distritos de Braga, Vila Real e Viana do Castelo.

Destaques da Notícia
O Governo aprovou um novo plano de gestão para a Zona Especial de Conservação (ZEC) da Peneda/Gerês, que vai vigorar durante os próximos 10 anos.Este plano surge na sequência do decreto-lei publicado a 7 de maio, que formalizou o estatuto legal da ZEC, assegurando uma proteção reforçada para a manutenção da biodiversidade e dos ecossistemas naturais desta região única do noroeste peninsular.

Esta ZEC, que inclui zonas de montanha e vales de elevada riqueza ecológica, atravessa municípios como Montalegre, Terras de Bouro, Ponte da Barca, Arcos de Valdevez e Melgaço. O plano identifica habitats naturais e espécies prioritárias de flora e fauna, estabelecendo ações concretas para garantir a sua conservação.

De acordo com a portaria, a execução do plano será acompanhada pelo Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), em articulação com autoridades locais, organismos do Estado e representantes da sociedade civil. Uma avaliação intercalar será feita ao fim de cinco anos, com balanço das medidas implementadas e redefinição de prioridades.

Entre as medidas mais relevantes, o plano proíbe a instalação ou expansão de explorações minerais, assim como novas construções em solo rústico, exceto quando se trate de infraestruturas ligadas à conservação, turismo sustentável ou atividades agrícolas e florestais.

A ZEC Peneda/Gerês abriga 21 tipos de habitats e 27 espécies com presença significativa, sendo 16 habitats, oito espécies de flora e 14 de fauna consideradas prioritárias para conservação.

Este plano surge na sequência do decreto-lei publicado a 7 de maio, que formalizou o estatuto legal da ZEC, assegurando uma proteção reforçada para a manutenção da biodiversidade e dos ecossistemas naturais desta região única do noroeste peninsular.

Neve montanha Carris
Foto: Nuno Cerqueira
ETIQUETAS:ICNFPNPGprincipalZona de Proteçao especial

Subscrever a newsletter semanal e24.pt

Mantenha-se atualizado! Receba um resumo das notícias semanais no seu email!

Este campo é para efeitos de validação e deve ser mantido inalterado.
Ao inscrever-se, concorda e reconhece as práticas de dados na nossa Política de Privacidade. Pode cancelar a subscrição em qualquer altura.
Partilhar esta notícia
Facebook WhatsApp WhatsApp LinkedIn Reddit Telegram Copiar ligação Imprimir
Partilhar
eReações
Adorei0
Feliz0
Piscadela1
Surpreso0
Sonolento0
Triste0
Zangado0
Notícia anterior atropelamento viana jovem 17 anos grave - 1 Viana: Jovem de 17 anos em estado grave após atropelamento. Condutor em fuga
Notícia seguinte nascimento de bebé em casa com ajuda dos bombeiros braga sapadores Braga: Alana não quis esperar pelo hospital e nasceu em Palmeira
Sem comentários Sem comentários

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Somos Sociais

44kSeguidoresGosto
194SeguidoresSeguir
5.2kSeguidoresSeguir
383SubscritoresSubscrever

– Publicidade –

Últimas Notícias

IMG 1775
UPS Ofir anuncia reabertura com Mëstiza
Lifestyle
25 de Maio de 2025
IMG 1774
Andebol: Ícone treinador em Guimarães. Faleceu Dimitar Nikolov
eSports
25 de Maio de 2025
IMG 1754
ANA.VI Group prevê faturamento de 10 milhões de euros em 2025
Business
25 de Maio de 2025
Arsenal
Futebol: Arsenal bate Barcelona e é campeão europeu
eSports
24 de Maio de 2025

– Publicidade –

Advertise

  • Advertise with us
  • Newsletters
  • Deal
//

E24: Notícias da região do Cávado e Lima. Esposende, Braga, Barcelos, Viana do Castelo, Ponte de Lima, Arcos de Valdevez.

 

Publicação Periódica Diária. ERC: 127378

e24

  • Ficha Técnica
  • Política de Privacidade
  • Newsletter
  • Sitemap

Últimos Comentários

  • Esposende em Esposende: É oficial. CDS-PP apoia Carlos Silva e Alberto Figueiredo nas autárquicas
  • Joel Santos em Uma comunidade energética em Esposende evita muitos apagões

Newsletter e24

Subscreva a nossa newsletter para receber o resumo semanal das notícias mais importantes!

Este campo é para efeitos de validação e deve ser mantido inalterado.

Ao inscrever-se, concorda e reconhece as práticas de dados na nossa Política de Privacidade. Pode cancelar a subscrição em qualquer altura.

e24e24
Somos Sociais
© 2017 - 2024 E24.pt. Todos os direitos reservados. Site elaborado por WebDig.PT e alojado em WebDig Host.
Login e24 Login e24
Bem-vindo!

Iniciar sessão na sua conta

Username or Email Address
Password

Perdeu a sua palavra-passe?

Not a member? Sign Up