Ao longo da nossa vida, somos muitas vezes interpelados pelo que se passa à nossa volta, seja porque a realidade se impõe pela sua força, ou porque alguém nos desafia a intervir mais ativamente no mundo em que estamos envolvidos.
Foi essa interpelação que me levou, em 2009, a abraçar um projeto político até aos dias de hoje, sem interrupções. Durante estes 16 anos fui eleita Vereadora da Câmara Municipal pelo Partido Socialista, tendo assumido os pelouros da Educação, Ação Social e Cultura entre 2009 e 2021.
Foram muitos anos de dedicação à causa pública e de empenho em prol dos barcelenses, que foram sempre a causa maior do meu trabalho enquanto Vice Presidente da Câmara e Vereadora. Sinto um orgulho muito grande pelo que foi construído ao longo dos 12 anos em que tive pelouros sob a minha responsabilidade, mas não escondo a frustração pelo que não consegui fazer durante esse tempo.
Depois de eleita quatro mandatos autárquicos consecutivos, fui novamente interpelada para responder a um novo desafio, agora como candidata a Presidente da Câmara Municipal de Barcelos, pelo Partido Socialista, nas eleições autárquicas que se realizam este ano.
Um desafio que me levou a uma profunda reflexão sobre a mais-valia que a minha candidatura poderia representar para Barcelos e para os barcelenses.
Concluí que o conhecimento adquirido ao longo destes 16 anos de vida autárquica, a experiência política acumulada na gestão municipal, bem como as minhas convicções na defesa de Barcelos e dos barcelenses, aliados a um projeto político de desenvolvimento e coesão para todo o concelho, sustentado nos princípios e valores democráticos e de justiça social, podem contribuir para uma melhoria de todo o concelho e para uma aproximação às verdadeiras necessidades dos barcelenses.
O profundo conhecimento da realidade social do concelho, que obtive ao longo destes anos no contacto com as pessoas e com as instituições, fornece-me uma visão muito próxima das suas necessidades e aspirações.