e24e24e24
  • eLITORAL
    • Esposende
    • Póvoa de Varzim
    • Viana do Castelo
    • Vila do Conde
  • eCÁVADO
    • Barcelos
    • Braga
    • Vila Verde
  • eLIMA
    • Arcos de Valdevez
    • Ponte da Barca
    • Ponte de Lima
  • eGLOBAL
  • eSPORTS
  • eBUSINESS
  • eLIFESTYLE
    • Braga 25
  • eOPINIÃO
Pesquisar
  • Advertise
© 2017 - 2025 E24.pt. Todos os direitos reservados
A ler Saúde: PCP de Esposende quer “celeridade” na construção do Hospital de Barcelos
Partilhar
Redimensionador de fontesAa
e24e24
Redimensionador de fontesAa
Pesquisar
  • eLITORAL
    • Esposende
    • Póvoa de Varzim
    • Viana do Castelo
    • Vila do Conde
  • eCÁVADO
    • Barcelos
    • Braga
    • Vila Verde
  • eLIMA
    • Arcos de Valdevez
    • Ponte da Barca
    • Ponte de Lima
  • eGLOBAL
  • eSPORTS
  • eBUSINESS
  • eLIFESTYLE
    • Braga 25
  • eOPINIÃO
Somos Sociais
  • Advertise
© 2017 - 2025 E24.pt. Todos os direitos reservados
e24 > Notícias > Litoral > Esposende > Saúde: PCP de Esposende quer “celeridade” na construção do Hospital de Barcelos
CávadoEsposende

Saúde: PCP de Esposende quer “celeridade” na construção do Hospital de Barcelos

Redação E24
23 de Junho de 2022 14:47
Redação E24
Publicado a 23 de Junho de 2022
Partilhar
5 minuto(s) de leitura
BCL ESP hospital 1 WaterMarkW251bGxd
Partilhar

– Publicidade –

O PCP de Esposende veio a público dar nota d que é preciso “continuar a luta” para a construção do novo Hospital de Barcelos, que também é o hospital público de Esposende.

Segundo a nota enviada à nossa redação, a posição pública do Ministério da Saúde de constituição do “grupo de trabalho para a elaboração de proposta de perfil assistencial, área de influência e dimensionamento do novo Hospital de Barcelos e do grupo de trabalho para a elaboração de proposta de programa funcional” é uma decisão explicada pela aprovação na Assembleia de República no ano passado de um projeto de resolução sobre este equipamento.

“É reconhecido que o atual Hospital de Santa Maria Maior, E. P. E., instalado em edifício da Santa Casa da Misericórdia de Barcelos, apresenta inúmeras debilidades que o impedem de dar uma resposta cabal e atempada às populações de Barcelos e Esposende. O Hospital está localizado em instalações que estão há muitos anos subdimensionadas e desadequadas para a prestação de cuidados de saúde. E, para além das insuficiências do edificado, o Hospital continua a debater-se com carência de profissionais de saúde”, frisa o PCP.

“A construção das novas instalações do Hospital é uma promessa que os sucessivos governos PS e PSD/CDS tardam em concretizar”, sublinha o PCP.

Perante o anúncio desta decisão do Governo, a direcção da Organização Regional de Braga do PCP recorda que “segundo é agora citado no próprio despacho do Ministério da Saúde, já em 2008 foram entregues um programa funcional e o estudo de viabilidade económico-financeira, que foi celebrado um acordo estratégico de colaboração entre o Ministério da Saúde e o Município de Barcelos, e que em 2010 foi autorizada a abertura do procedimento de concurso público internacional para a elaboração do projeto que deu até origem a estudo prévio aprovado no início de 2014, sem que se tenha tomado decisão sobre as fases seguintes do projeto”.

“Assim, na opinião do PCP, mais do que saudar este anúncio do Governo de constituição de grupo de trabalho, importa sobretudo reclamar medidas concretas e céleres com vista à construção do novo Hospital”, destaca o PCP.

Os comunistas têm tido uma intervenção continuada em defesa do novo Hospital, tendo já apresentado diversas propostas na Assembleia da República, incluindo um projecto de resolução que contribuiu para o texto final aprovado por unanimidade em 2021.

Em coerência com o conteúdo do projecto de resolução aprovado na Assembleia da República, que prevê que a construção do Hospital tenha financiamento do Orçamento do Estado e que a sua construção e a gestão sejam públicas e não decorram de parcerias público-privadas, o Grupo Parlamentar do PCP apresentou uma proposta com vista a dotação de verbas para este efeito na discussão do Orçamento do Estado.

“Os votos contra de PS, PSD, Chega e IL impediram a sua aprovação. Pese embora este desfecho, o PCP continuará empenhado na salvaguarda do carácter público da construção e gestão públicas do novo Hospital e na garantia do seu correspondente financiamento”, destaca o PCP.

Para os comunistas “a atual situação que se vive no Serviço Nacional de Saúde, com falta de meios e de capacidade de resposta às necessidades, confirma o imperativo de medidas estruturais de reforço do investimento e de defesa do SNS, num quadro de grande pressão dos grupos económicos privados que exploram o negócio da doença e dos partidos que se colocam ao seu serviço”.

“A construção do novo Hospital de Barcelos com construção e gestão públicas será um importante contributo para defender e reforçar a resposta do SNS na região”, vaticinam.

ETIQUETAS:assembleiaBarcelosconstruçãodecisãoestegestãogrupohospitalministérionovopcppúblicorepúblicaresoluçãosaúde

Subscrever a newsletter semanal e24.pt

Mantenha-se atualizado! Receba um resumo das notícias semanais no seu email!

Este campo é para efeitos de validação e deve ser mantido inalterado.
Ao inscrever-se, concorda e reconhece as práticas de dados na nossa Política de Privacidade. Pode cancelar a subscrição em qualquer altura.
Partilhar esta notícia
Facebook WhatsApp WhatsApp LinkedIn Reddit Telegram Copiar ligação Imprimir
Partilhar
eReações
Adorei0
Feliz0
Piscadela0
Surpreso0
Sonolento0
Triste0
Zangado0
Notícia anterior barcelinhos 1 FocusFillWzEyMDAsNjMwLCJ5Iiw4NV0 WaterMarkW251bGxd Barcelos: IHRU sorteia habitação acessível
Notícia seguinte Captura de ecra 2022 06 24 as 19 FocusFillWzc0NSwzOTEsInkiLDZd WaterMarkW251bGxd.03.32 GNR: Chegaram a ser identificados em Esposende mas continuam a ser suspeitos de dezenas de assaltos

Somos Sociais

44kSeguidoresGosto
194SeguidoresSeguir
5.2kSeguidoresSeguir
383SubscritoresSubscrever

– Publicidade –

Últimas Notícias

BS Braga bombeiros recruta 259 anos
Braga: Uma “irmandade” para toda a vida selada com um “banho à Sapador”
Braga Cávado
23 de Maio de 2025
garcia garcia
Construtora “Garcia Garcia” lança nova edição de estágios de verão pagos
Business
23 de Maio de 2025
Samil vigo galiza espanha - 2
XPlorer24: Ficam em Samil. São gratuitas e já abriram
Lifestyle
23 de Maio de 2025
Auditório Municipal Esposende
Esposende: “4k” chegou ao Auditório Municipal e já se pensa no 3D
Esposende Litoral
23 de Maio de 2025

– Publicidade –

Advertise

  • Advertise with us
  • Newsletters
  • Deal
//

E24: Notícias da região do Cávado e Lima. Esposende, Braga, Barcelos, Viana do Castelo, Ponte de Lima, Arcos de Valdevez.

 

Publicação Periódica Diária. ERC: 127378

e24

  • Ficha Técnica
  • Política de Privacidade
  • Newsletter
  • Sitemap

Últimos Comentários

  • Joel Santos em Uma comunidade energética em Esposende evita muitos apagões
  • Tito em Ano 1102 – O Pio Latrocínio ou o saque de Compostela a Braga

Newsletter e24

Subscreva a nossa newsletter para receber o resumo semanal das notícias mais importantes!

Este campo é para efeitos de validação e deve ser mantido inalterado.

Ao inscrever-se, concorda e reconhece as práticas de dados na nossa Política de Privacidade. Pode cancelar a subscrição em qualquer altura.

e24e24
Somos Sociais
© 2017 - 2024 E24.pt. Todos os direitos reservados. Site elaborado por WebDig.PT e alojado em WebDig Host.
Login e24 Login e24
Bem-vindo!

Iniciar sessão na sua conta

Username or Email Address
Password

Perdeu a sua palavra-passe?

Not a member? Sign Up