e24e24e24
  • eLITORAL
    • Esposende
    • Póvoa de Varzim
    • Viana do Castelo
  • eCÁVADO
    • Barcelos
    • Braga
    • Vila Verde
  • eLIMA
    • Arcos de Valdevez
    • Ponte da Barca
    • Ponte de Lima
  • eGLOBAL
  • eSPORTS
  • eBUSINESS
  • eLIFESTYLE
    • Braga 25
  • eOPINIÃO
Pesquisar
  • Advertise
© 2017 - 2025 E24.pt. Todos os direitos reservados
A ler Minho: É uma média de 5 incêndios florestais por dia
Partilhar
Redimensionador de fontesAa
e24e24
Redimensionador de fontesAa
Pesquisar
  • eLITORAL
    • Esposende
    • Póvoa de Varzim
    • Viana do Castelo
  • eCÁVADO
    • Barcelos
    • Braga
    • Vila Verde
  • eLIMA
    • Arcos de Valdevez
    • Ponte da Barca
    • Ponte de Lima
  • eGLOBAL
  • eSPORTS
  • eBUSINESS
  • eLIFESTYLE
    • Braga 25
  • eOPINIÃO
Somos Sociais
  • Advertise
© 2017 - 2025 E24.pt. Todos os direitos reservados
e24 > Notícias > Cávado > Braga > Minho: É uma média de 5 incêndios florestais por dia
BragaCávadoLimaViana do Castelo

Minho: É uma média de 5 incêndios florestais por dia

Redação E24
26 de Setembro de 2023 10:00
Redação E24
Publicado a 26 de Setembro de 2023
Partilhar
3 minuto(s) de leitura
incendios Braga area ardida
Foto: Nuno Cerqueira
Partilhar

– Publicidade –

Os distrito de Braga e Viana do Castelo estão no top três do ranking dos incêndios, que é liderado pelo Porto com 1.416.

Braga regista 670 incêndios e Viana do Castelo 589. Estes são os distritos que registaram o maior número de incêndios, todos eles de pequena dimensão, não ultrapassando um hectare de área ardida.

Fazendo umas contas rápidas, e somando os incêndios dos dois distritos do Minho, de janeiro até setembro registram-se uma média de quase cinco incêndios florestais por dia.

Com dados até 15 de setembro, relatório provisório de incêndios rurais do ICNF adianta que, comparando 2023 com os últimos 10 anos, contabilizaram-se menos 40% de incêndios rurais e menos 64% de área ardida, em relação à média anual do período homólogo.

“O ano de 2023 apresenta (…) o segundo valor mais reduzido em número de incêndios e o terceiro valor mais reduzido de área ardida, desde 2013”, observa.

Os incêndios rurais com área ardida inferior a um hectare são os mais frequentes, correspondendo a 84% do total.

Sobre os incêndios de maior dimensão, o ICNF assinala a ocorrência de quatro fogos com área ardida superior ou igual a 1.000 hectares.

“Consideram-se grandes incêndios sempre que a área ardida total seja igual ou superior a 100 hectares. Até 15 de setembro de 2023 registaram-se 33 incêndios enquadrados nesta categoria, que resultaram em 22.803 hectares de área ardida, cerca de 69% do total da área ardida”, assinala.

Do total dos 7.097 incêndios rurais, foram investigados 6.000, estando o processo de averiguação de causas concluído: 85% do número total de incêndios – responsáveis por 97% da área total ardida.

A investigação permitiu a atribuição de uma causa para 4.204 incêndios, sendo que de 70% investigados, 68% são responsáveis pela área total ardida.

As causas mais frequentes são o fogo posto (28%) e as queimadas agrícolas (17%).

“Conjuntamente, as várias tipologias de queimas e queimadas representam 41% do total das causas apuradas. Os reacendimentos representam 5% do total das causas apuradas, um valor inferior face à média dos 10 anos anteriores (13%)”, sustenta.

No que diz respeito à área ardida, Castelo Branco com 7.429 hectares (cerca de 23% do total), Beja com 5.908 hectares (18% do total) e de Faro com 2.652 hectares (8% do total) foram os mais afetados.

Até ao momento, acrescenta o ICNF, agosto é aquele mês que apresenta maior número de incêndios rurais, com 1.798, correspondendo a 25% do número total registado no ano.

Também é o mês que apresenta maior área ardida em 2023, com 22.019 hectares queimados – 67% do total assinalado no ano.

 

ETIQUETAS:Bombeirosincêndiosprincipais

Subscrever a newsletter semanal e24.pt

Mantenha-se atualizado! Receba um resumo das notícias semanais no seu email!

Este campo é para efeitos de validação e deve ser mantido inalterado.
Ao inscrever-se, concorda e reconhece as práticas de dados na nossa Política de Privacidade. Pode cancelar a subscrição em qualquer altura.
Partilhar esta notícia
Facebook WhatsApp WhatsApp LinkedIn Reddit Telegram Copiar ligação Imprimir
Partilhar
eReações
Adorei0
Feliz0
Piscadela0
Surpreso0
Sonolento0
Triste0
Zangado0
Notícia anterior Braga Braga: Encontro europeu de áreas metropolitanas
Notícia seguinte MEMORATORIO Arentim cred. Igor de Aboim Confederacao 04 1 Braga: Este sábado há memórias dos mais de 50 anos do Grupo Cénico de Arentim

Somos Sociais

44kSeguidoresGosto
194SeguidoresSeguir
5.2kSeguidoresSeguir
383SubscritoresSubscrever

– Publicidade –

Últimas Notícias

bombeiros jornadas nacionais lbp
Minho: Bombeiros de todo o país em Guimarães para “Jornadas Nacionais”
Global
13 de Maio de 2025
sandro eusébio
Vila do Conde: Um dos nomes maiores do ‘powerlifting’. Sandro Eusébio morreu
Vila do Conde Litoral
13 de Maio de 2025
onde reciclar eletrao escolas braga minho
Minho: Escolas do distrito de Braga em alta na reciclagem “electrão”
Braga Cávado
13 de Maio de 2025
Lisa food talks Esposende
Esposende: LISA Food Talks debateu sustentabilidade alimentar
Esposende Litoral
12 de Maio de 2025

– Publicidade –

Advertise

  • Advertise with us
  • Newsletters
  • Deal
//

E24: Notícias da região do Cávado e Lima. Esposende, Braga, Barcelos, Viana do Castelo, Ponte de Lima, Arcos de Valdevez.

 

Publicação Periódica Diária. ERC: 127378

e24

  • Ficha Técnica
  • Política de Privacidade
  • Newsletter
  • Sitemap

Últimos Comentários

  • Joel Santos em Uma comunidade energética em Esposende evita muitos apagões
  • Tito em Ano 1102 – O Pio Latrocínio ou o saque de Compostela a Braga

Newsletter e24

Subscreva a nossa newsletter para receber o resumo semanal das notícias mais importantes!

Este campo é para efeitos de validação e deve ser mantido inalterado.

Ao inscrever-se, concorda e reconhece as práticas de dados na nossa Política de Privacidade. Pode cancelar a subscrição em qualquer altura.

e24e24
Somos Sociais
© 2017 - 2024 E24.pt. Todos os direitos reservados. Site elaborado por WebDig.PT e alojado em WebDig Host.
Login e24 Login e24
Bem-vindo!

Iniciar sessão na sua conta

Username or Email Address
Password

Perdeu a sua palavra-passe?

Not a member? Sign Up

Notificações