O investigador Rui L. Reis, presidente do Instituto de Investigação em Biomateriais, Biodegradáveis e Biomiméticos (I3BS) da Universidade do Minho (UMinho), lidera o ranking nacional de publicações científicas altamente citadas, segundo o portal Research.com.
Nos “Best Scientific Rankings 2025”, que analisam mais de 165 mil cientistas a nível mundial, a UMinho destaca-se com 58 investigadores listados.
Rui L. Reis soma 1.670 publicações, 89.596 citações e um “D-index” de 145. É uma referência mundial nas áreas de biomateriais, engenharia de tecidos e medicina regenerativa.
A UMinho tem ainda os melhores cientistas nacionais noutras áreas: Nuno Sousa (Neurociências), José A. Teixeira (Química) e Joana Azeredo (Microbiologia), sendo esta última disciplina liderada nacionalmente pela instituição.
A Escola de Engenharia é a mais representada, com 26 nomes, incluindo figuras como António M. Cunha, Miguel Rocha e Paulo Lourenço. Seguem-se a Escola de Ciências (10 investigadores), o I3BS (7), a Escola de Medicina (5), Psicologia (5), Economia e Gestão (3) e o Instituto de Educação (2).