João Tiago Silva, 29 anos, e Carlos Campelo, 43 anos, ambos bombeiros de Viana do Castelo, de terceira e tripulantes de ambulância de socorro, viveram um momento marcante na noite de hoje ao assistirem a um parto de emergência numa residência em Castelo de Neiva.
O alerta foi dado às 20h15 e, inicialmente, a situação parecia permitir o transporte da mãe para o hospital por parte desta dupla da TAS dos Bombeiros Voluntários de Viana do Castelo (BVVC).
No entanto, tudo mudou em questão de minutos.
“Foi a nossa primeira vez. Tudo aconteceu muito rápido. Percebemos que ia ter que ser ali mesmo”, relatou João Tiago, também estudante de enfermagem em Gaia.
Apesar da pressão, a formação dos bombeiros foi crucial.
“São momentos de grande emoção. Estamos mais habituados a situações de trauma, paragens súbitas. Ajudar no nascimento de uma bebé é uma alegria imensa. Mas somos altamente formados para estas situações”, acrescentou Carlos Campelo.
A mãe, na faixa etária dos 20 anos, deu à luz uma menina saudável, o seu segundo filho. Após o parto, ambas foram transportadas pelos BVVC em segurança para o Hospital de Viana do Castelo com o apoio diferenciado do INEM através da VMER de Viana do Castelo .
“Só pensávamos em garantir os melhores cuidados possíveis à mãe e à bebé”, concluem os bombeiros, emocionados com o final feliz.
