Câmara de Viana do Castelo aprovou o reconhecimento de interesse público para a utilização de um terreno da Reserva Agrícola Nacional (RAN), destinado à construção de um parque de estacionamento para a fábrica de armas Browning.
A decisão foi tomada durante uma reunião extraordinária do executivo municipal.
O projeto prevê a intervenção numa área de 15.900 metros quadrados, com pavimentação que garantirá a permeabilidade do solo, utilizando paralelos ou cubos de granito.
A tipologia final será definida após parecer da Entidade Regional da Reserva Agrícola Nacional.
O investimento estimado é de 600 mil euros, destinado a aliviar o congestionamento nas vias circundantes à fábrica, melhorar a fluidez do tráfego e eliminar o estacionamento desordenado, que coloca em risco a segurança rodoviária e pedonal.
O presidente da Câmara, Luís Nobre, justificou a decisão como uma “emergência“, tendo em conta o elevado número de viaturas estacionadas irregularmente e a importância da fábrica, que emprega 500 trabalhadores.
“Justifica-se dar condições à empresa e aos seus colaboradores, mesmo estando em reserva agrícola”, afirmou.
A Browning, instalada há 50 anos em Viana do Castelo, concluiu em outubro de 2023 uma ampliação da unidade em São Romão do Neiva, num investimento de 21 milhões de euros, que criou 50 novos postos de trabalho.