O concurso, que abrange dez concelhos do distrito de Viana do Castelo, propõe uma produção de 2,6 milhões de quilómetros anuais num contrato de três anos com opção de prorrogação por mais um ano, com um preço base de 21,6 milhões de euros.
O DORVIC do PCP de Viana do Castelo afirmou que o concurso é “mais uma oportunidade perdida para reforçar a oferta de transporte público e reduzir custos”, devido à incompetência e falta de vontade política dos municípios e da Comunidade Intermunicipal (CIM) para enfrentar um dos principais problemas enfrentados pela população da região do Alto Minho.
Há muitos anos que o PCP defende o reforço dos serviços de transporte público, a redução de custos para os utentes e a criação de uma rede que sirva as várias freguesias do Alto Minho.
O PCP defende que o concurso lançado pela CIM do Alto Minho não resolve o problema.
A CIM do Alto Minho explica, no entanto, que o procedimento foi lançado por uma “agregação de entidades adjudicantes, constituída pelos concelhos de Arcos de Valdevez, Caminha, Melgaço, Monção, Paredes de Coura, Ponte da Barca, Ponte de Lima, Valença, Viana do Castelo e Vila Nova de Cerveira, o que permitirá alcançar o desejado efeito de escala através de uma rede num único lote”.
A CIM defende que o contrato é de primeira geração e foi concebido para fornecer informação sobre a procura, permitindo às autoridades de transportes do Alto Minho obter um conhecimento mais aprofundado da dinâmica do transporte público rodoviário de passageiros e estabelecer bases mais sólidas para futuros contratos.
A CIM adiantou que os dados vão dar “a confiança necessária para lançar, nessa fase, uma contratação por um prazo mais alargado que permita um forte investimento na melhoria da qualidade da frota e consequentes benefícios ao nível do conforto dos passageiros, com melhores desempenho”.
A CIM destaca ainda as acessibilidades às zonas de acolhimento de empresas, ao porto marítimo de Viana do Castelo, e outros pólos geradores de procura, bem como “uma preocupação geral de integração dos horários entre os diferentes níveis de serviço (municipal, intermunicipal e intermunicipal). regional), bem como com horários ferroviários.”