Nos últimos dias, tem circulado nas redes, como canais whatsapp e ligados a uma candidatura independente à Câmara de Esposende, uma mensagem “alarmista” que tenta estabelecer uma ligação entre um atropelamento ocorrido a 16 de maio, na ponte Eiffel, em Viana do Castelo, e a autarquia de Esposende.
A mensagem, que apela à indignação pública e à sua partilha massiva, sugere que a viatura envolvida no acidente pertenceria à Câmara de Esposende e estaria a ser conduzida pelo atual presidente da autarquia.
Contudo, segundo confirmou o E24 junto de fonte da PSP, não existe qualquer relação entre a viatura envolvida no atropelamento e o Município de Esposende, nem com qualquer outra entidade pública.
A mesma fonte esclareceu ainda que, ao contrário do que é difundido na mensagem, a condutora identificada é uma mulher, informação que consta no auto de ocorrência e que contraria essa mesma mensagem e as versões que apontam para a presença de um homem ao volante.
Em nota enviada ao E24, a PSP informa que o caso foi, como previsto na lei, entregue ao Ministério Público.
Investigação em curso por divulgação de informações falsas
O E24 apurou ainda que o autor da mensagem, assim como a disseminação desta, está a ser investigada depois de várias pessoas terem recebido o conteúdo desta, havendo mesmo duas queixas contra “pessoas incertas” na autoridade judicial, pois em causa está “a disseminação de mensagens com insinuações graves, sem base factual, representa um ataque à integridade institucional e uma desvalorização do sofrimento da vítima e da sua família”.
Jovem está em casa e a recuperar
A jovem atropelada recebeu assistência médica e já se encontra em casa e a recuperar bem, segundo informações recolhidas pelo E24.