O Centro de Investigação de Fenómenos Aeroespaciais (CIFA) realizou em Vila do Conde o primeiro simulacro de “evidências biológicas”.
“Esta também foi a forma de arrancar com as formações internas de 2025 com um simulacro cheio de ação, ciência e espírito de equipa”, referiu ao E24 Vitor Moreira do CIFA.
O simulacro realizou-se em Aveleda com uma sessão prática de “Encontros com evidências biológicas”, onde o conhecimento e a prática se juntaram num treino de excelência.
A equipa de 8 membros contou com profissionais de várias zonas do país: Luís Amaral, José Manuel Azevedo, Rui Sousa, Sandra Amaral, Salete Barreto, Vítor Moreira (todos da sede), Elisabete Ferreira (de Viana do Castelo) e o consultor de ciência José Fernando Martins.
O presidente da Junta de Freguesia de Aveleda, Armando Silva, também esteve presente.
Os módulos abordados incluíram tudo o que é preciso para uma intervenção científica de alto nível: isolamento de perímetro, segurança no local, medições radiológicas, campos eletromagnéticos, recolha de provas e muito mais.
“Tudo de forma prática, com simulações reais e foco total”, destacou Vitor Moreira.
O CIFA está a preparar um 2025 cheio de novidades, com muitas formações presenciais e online, sempre a apostar no desenvolvimento das competências dos seus membros e na excelência da investigação científica em Portugal.