Vem aí o mês mais romântico do ano. Com a programação de ‘Fevereiro – Mês do Romance’, Vila Verde assume-se como “epicentro do amor”, tendo como grande referência o secular Lenço de Namorados.
São cinco semanas intensas, com mais de 50 eventos e mais de uma centena de parceiros envolvidos.
Um monumento em homenagem às “bordadeiras que imortalizam o Lenço de Namorados” e a inauguração da “Casa dos Saberes e Sabores Populares” são dois momentos especiais da programação apresentada hoje, em conferência de imprensa, pela presidente da Câmara de Vila Verde, Júlia Rodrigues Fernandes.
A Gala Namorar Portugal, com o desfile internacional de moda na noite de S. Valentim, volta a ser o ponto alto do programa, juntando estilistas famosos, música, muito glamour e a irreverência das propostas do XX Concurso Internacional de Criadores de Moda, onde se alia tradição e modernidade.
“O Mês do Romance é uma experiência única de tradição e cultura, exponenciando-se como polo fortíssimo de dinamização social e económica do nosso território”, apontou Júlia Rodrigues Fernandes.
Programa intenso
Durante 29 dias, Vila Verde apresenta-se como “a terra mais romântica de Portugal”, oferecendo um “conjunto de atrativos irresistíveis, que contrariam a sazonalidade do turismo e afirmam o concelho como destino de excelência, onde o amor acontece”.
Num programa com cinco semanas temáticas – Tradição, Romance, Amor, Saberes e Sabores, Saudade –, o Mês do Romance proporciona a apresentação de 24 novos produtos de artesanato e certificados pela marca Namorar Portugal.
São compotas e licores, queijos, gelados, doces e chocolates, vestuário, decoração e joalharia, entre outros produtos sempre inspirados nas cores e nos sentimentos do Lenço de Namorados.
Com epicentro na Aliança Artesanal e no Espaço Namorar Portugal, em Vila Verde, as atividades estendem-se ainda a Braga, Porto, Vila Nova de Gaia, Monção e Cabeceiras de Basto.
Ao longo do mês decorrerão ainda 15 workshops abertos ao público, para aprender diversos ofícios artesanais, desde a chocolataria ao bordado e tecelagem. Às oito exposições ligadas aos Lenços, junta-se saraus culturais e momentos de poesia, concertos de música e o lançamento de dois livros.
Outra das novidades deste ano é o torneio de padel ‘Mike Davis Cup Namorar Portugal’, promovido pela Great Padel.
A inauguração da Casa dos Saberes e Sabores Populares – dedicada a preservar e valorizar o legado da gastronomia local – está prevista para 23 de fevereiro. A programação finalizará com a exposição do monumento às bordadeiras, da autoria do escultor Maciel Cardeira e que será instalado na praça central de Vila Verde.
“As bordadeiras são absolutamente na preservação e na valorização do Lenço de Namorados. São elas que trabalham e asseguram que esta tradição do século XVIII tenha chegado até nós e que possa ainda hoje ser passada para as novas gerações”, justificou Júlia Rodrigues Fernandes.
A autarca não tem dúvidas que “é justo homenagear as bordadeiras, que imortalizam o Lenço de Namorados, ícone identitário do concelho de Vila Verde”.