A Viatura de Emergência Médica e Reanimação ( VMER ) de Braga está a comemorar 20 anos de serviço ininterrupto na salvar de vidas.
Foi precisamente no dia 1 de abril de 2004, quando o país se preparava para o Campeonato Europeu de futebol, que o então ministro da Saúde, Luís Filipe Pereira, do secretário de Estado da Saúde, Carlos Martins e do presidente do Instituto da Qualidade em Saúde, Luís Pisco, inauguraram esta importante respostano antigo Hospital de São Marcos em Braga.
Esta medida visava tornar o socorro mais eficaz e abranger uma vasta região. Na mesma ocasião, foram também criadas unidades semelhantes em Guimarães e Viana do Castelo, fortalecendo assim a rede de assistência médica de emergência na região.
Desde o primeiro dia de operações, a VMER de Braga enfrentou desafios, com condições rudimentares no que diz respeito a instalações próprias ou carências no fardamento.
Antes da criação das VMER de Famalicão e Barcelos, a de Braga cobria uma vasta área, desde Forjães até à Portela do Homem, de Aboim à Apúlia, e de Ruivães a Ribeirão, demonstrando um compromisso firme com o serviço de socorro em toda a região.
Atualmente, o INEM, a VMER de Braga conta com uma equipa composta por 20 enfermeiros e 30 médicos, mantendo uma parte significativa da equipa que esteve presente desde o seu início, em 2004.
O que é uma Viatura Médica de Emergência e Reanimação (VMER)?
É um veículo de intervenção pré-hospitalar, destinado ao transporte rápido de uma equipa médica diretamente ao local onde se encontra o doente.
Esta equipa é constituída por um Médico e Enfermeiro, dispõe de equipamento para o Suporte Avançado de Vida em situações do foro médico ou traumatológico.
Atuando na dependência direta dos CODU, as VMER têm base hospitalar, funcionando como uma extensão do Serviço de Urgência à comunidade.
As VMER têm como principal objectivo a estabilização pré-hospitalar e o acompanhamento médico durante o transporte de vítimas de acidente ou doença súbita.