Tendo como base a ‘Filosofia com Crianças’, o projecto tem como principais finalidades promover hábitos de questionamento e problematização face ao saber adquirido ou a novas situações; formular questões claras e pertinentes; desenvolver capacidade argumentativa e de pensamento crítico; fomentar o pensamento autónomo e criativo; alcançar a importância de ouvir os outros, compreender e ser compreendido; estimular a auto-estima e reunir uma comunidade de investigação filosófica, com vista à construção de uma cidadania esclarecida e responsável.
A vereadora da Educação assistiu hoje a uma sessão das Oficinas, no Centro Escolar do Fujacal, com Carla Sepúlveda a destacar a importância de um projecto voltado para a área emocional, que pretende desenvolver nas crianças as capacidades de diálogo, as competências de raciocínio, a comunicação e socialização.
“Com este projecto estamos a trabalhar algumas das competências de Filosofia como aprender a pensar de forma estruturada, usar a criatividade, saber ouvir e saber expressar as emoções com o outro. Com as ‘Oficinas do Pensar’ pretendemos ajudar os mais novos a reflectir sobre a realidade que os circunda, a tomar posições e a aprender a debatê-las com o outro por via de uma efectiva educação para a cidadania que deve ser estimulada desde a primeira infância”, referiu, adiantando que o projecto terá continuidade no próximo ano lectivo.
O projecto foi proposto a todos os Agrupamentos de Escolas e Escola Não Agrupada, com 12 Agrupamentos de Escolas e o Conservatório de Música Calouste Gulbenkian a responder afirmativamente a este desafio.
O projecto ‘Oficinas do Pensar – Brincar na Filosofia’ é desenvolvido na Eb1 de Lomar, Centro Escolar do Fujacal, Conservatório de Música Calouste Gulbenkian, EB1 de S. Pedro, EB1 de Lamaçães, EB1 de Frossos, Eb1 de Merelim S. Paio, Eb1 da Garapôa, Eb1 de Dume, Eb1 de S. Victor, Eb1 de Sequeira, Eb1 da Gandra e EB1 de Tebosa.